• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 26 de setembro de 2024

Vídeo: Idosos esperam transferência ao lado de corpo em hospital do AM

Vídeo gravado dentro do local mostra três pacientes com covid-19 esperando por transferência ao lado do cadáver em um saco plástico


R7

Publicada em: 20/12/2020 11:52:30 - Atualizado


BRASIL: Idosos com covid-19 foram colocados em uma sala de isolamento do Hospital Doutor João Lúcio Pereira Machado, na zona leste de Manaus (AM), ao lado do corpo de um homem morto.

Um vídeo obtido pelo R7 (veja abaixo) e gravado no local mostra três pessoas – entre elas, dois idosos – esperando por transferência ao lado do cadáver em um saco plástico sobre uma maca e sua ficha de identificação. Nas imagens, é possível ver que a entrada do homem no hospital ocorreu na noite da última quarta-feira (16).

Durante a gravação, feita pela filha de um dos pacientes, a mulher denuncia a situação do hospital e se queixa do atendimento dado aos três pacientes na sala de isolamento onde, segundo ela, eram atendidas as pessoas com covid-19.

"Olha o absurdo onde colocaram meu pai aqui no [hospital] João Lúcio... e ainda um morto aqui. Desde a madrugada”, afirmou a mulher durante o vídeo. “Uma vergonha”, concluiu.

Em nota oficial, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas se referiu ao problema como 'pontual' e lamentou o ocorrido.

Confira o vídeo gravado pela filha de um dos pacientes:


Veja na íntegra o posicionamento da secretaria estadual de saúde:

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) lamenta o ocorrido no Hospital e Pronto-socorro João Lúcio e informa que, por determinação do secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, a Secretaria Executiva de Controle Interno da SES-AM vai apurar a situação para determinar as responsabilidades pelo ocorrido.

A direção da unidade esclarece que o caso foi uma situação pontual e que os pacientes que aparecem nas imagens aguardavam remoção para a unidade de referência em atendimento à Covid-19 em uma sala separada dos demais usuários do hospital, para evitar riscos de contaminação. No mesmo dia os pacientes foram transferidos para uma outra enfermaria.

Um dos pacientes chegou em estado gravíssimo e foi a óbito logo após dar entrada na unidade. O corpo não pode ser levado imediatamente ao necrotério devido ao risco de contaminação biológica e ficou no isolamento o tempo suficiente para prepararem o local de forma adequada para o acondicionamento de pacientes em óbito por Covid-19.

Como parte do Plano de Contingência da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o Hospital e pronto-socorro João Lúcio ativou uma Sala Rosa e está reorganizando seus fluxos de atendimento para o recebimento de pacientes com suspeita de SRAG que procurarem a unidade.

Os profissionais e demais trabalhadores que atuam nos plantões estão recebendo treinamento e orientação de maneira que o fluxo seja plenamente e utilizado com menos riscos de contaminação na unidade.

Neste sábado (19/12) a SES-AM colocou em funcionamento mais dez leitos de UTI no Hospital Delphina Aziz, referência no tratamento de pacientes com Covid-19. Na noite de sexta-feira (18/12) outros dez leitos já haviam sido colocados em atividade. A unidade conta, agora, com 140 leitos e, até às 10h estava com uma taxa de ocupação de 82%.

A SES-AM reforça que, em casos de sintomas leves, a população procure as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e em caso de sintomas mais graves, se dirijam aos pronto-socorros.


Fale conosco