Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024
PORTO VELHO-RO: Cuidar da saúde bucal é uma prática que deve ser incentivada a todos os indivíduos. O hábito diário da higienização da boca e dentes deve ser iniciado cedo, desde os bebês até as crianças e adolescentes. Pensando nisso, odontólogos que atuam na Unidade de Saúde da Família Novo Engenho Velho estiveram na Escola Municipal Engenho do Madeira para ação de promoção da saúde bucal e prevenção de doenças.
A escola está localizada na zona rural de Porto Velho, distante cerca de dez quilômetros do Centro da capital, e atende crianças entre 6 e 12 anos. A palestra contou com orientação sobre escovação dos dentes e língua, uso do fio dental, além de atividades práticas de técnicas de escovação.
Zelar da saúde bucal é muito importante, pois a falta de cuidado pode trazer diversos prejuízos ao cidadão, afetando a capacidade de comer, falar, sorrir, como também a autoestima, o desempenho escolar e a frequência ao trabalho ou a escola.
Uilian Sampaio Santiago, odontólogo que participou da ação, aponta que compartilhar conhecimentos que incentivam o autocuidado nas crianças é motivo de orgulho e satisfação.
“Os estudantes ficam muito felizes e motivados com nossa visita, pois mostramos em modelos 4D ‘ao vivo e a cores’ como realizar uma escovação adequada, mantendo a boa higiene. Nessa faixa etária, é fundamental também o acompanhamento e a supervisão do responsável, pois é uma fase que a criança está desenvolvendo a coordenação motora fina”.
Ações de promoção, prevenção e atenção à saúde bucal também estão inseridas no Programa de Saúde na Escola. As atividades são realizadas rotineiramente pelas equipes de Saúde da Família em escolas da rede municipal e estadual, na zona urbana e rural.
Desde o início do ano letivo até agora, foram realizadas 640 ações em saúde bucal, que envolve palestra e orientação de higiene, 78 atividades de aplicação de flúor e 278 ações de escovação dental supervisionada, onde os profissionais ensinam a correta forma de escovar os dentes, língua e até a quantidade ideal de pasta dental.
Segundo Francielli Pasquim Tolotti, gerente da Divisão de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o objetivo da escovação supervisionada é orientar e estimular os alunos a incorporar hábitos de higiene bucal.
“A prática ajuda as crianças a cuidarem da saúde bucal e evitar doenças bucais. Durante as ações, o cirurgião dentista poderá avaliar e encaminhar aqueles alunos que necessitarem de um tratamento odontológico na unidade de saúde mais próxima”.