Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 11 de novembro de 2024
PORTO VELHO-RO: O cuidado com a saúde do idoso é essencial para garantir uma melhor qualidade de vida e bem-estar nessa fase da vida. Em Porto Velho, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), desempenha um papel fundamental na promoção, prevenção, tratamento e reabilitação de saúde das pessoas de 60 anos ou mais.
Cleide Silva, coordenadora do Núcleo de Saúde do Idoso, conta que atualmente estão cadastradas na capital mais de 31 mil pessoas de 60 anos ou mais, e explica que as unidades de saúde proporcionam atenção e cuidados nas doenças comuns que afetam a população idosa, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, dores nas articulações e até sintomas de depressão.
“A atenção primária à saúde oferece uma série de benefícios quando se trata do cuidado com a saúde do idoso. Em primeiro lugar, ela permite a detecção precoce de doenças e condições de saúde, possibilitando o melhor tratamento e direcionamento”, explica.
A coordenadora compartilha ainda que um dos instrumentos para assegurar a longevidade da melhor idade, é a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, que acompanha as condições de saúde e incentiva a promoção de hábitos saudáveis, por meio do rastreamento de doenças e o aconselhamento adequado por parte dos profissionais de saúde.
“À medida que a população envelhece, é fundamental direcionar esforços para assegurar um cuidado adequado e integral a essa parcela da sociedade. Com a Caderneta de Saúde nós podemos observar o histórico do paciente, suas condições de saúde, e informações que garantem o melhor acompanhamento por parte dos profissionais da unidade", completa Cleide.
As unidades de saúde também promovem campanhas de vacinação específicas para os idosos, com o objetivo de prevenir doenças como gripe, pneumonia e outras infecções que podem ser mais graves nessa faixa etária. Além disso, a rede facilita o acesso a outros níveis de cuidado, encaminhando o idoso para especialistas quando necessário.
Para receber o atendimento, a pessoa idosa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, tendo em mãos o cartão do SUS e um documento oficial com foto. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e estão disponíveis os serviços de atendimento médico, odontológico, de enfermagem, vacinação e o acompanhamento de diabéticos e hipertensos através do Programa Hiperdia.
Dia Mundial de Combate à Violência Contra as Pessoas Idosas
Hoje, 15 de junho, é comemorado o Dia Mundial de Combate à Violência Contra as Pessoas Idosas. A coordenadora destaca a importância da atenção primária como porta de entrada para prevenir e combater a violência contra os idosos, já que dentro das unidades os profissionais estão capacitados para identificar sinais de agressão e direcionar a melhor idade para os atendimentos nos órgãos competentes, como o Conselho da Pessoa Idosa, a Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso e o Centro de Referência de Assistência Social.
“Nossos profissionais de saúde desempenham um papel fundamental ao identificar e denunciar casos de abuso, promovendo a proteção e o cuidado dos idosos, garantindo também seu bem-estar e segurança”.