Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024
PORTO VELHO - RO: Popularmente conhecido como ataque cardíaco, o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é a maior causa de mortes no país. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a empresa farmacêutica Boehringer Ingelheim, realizou uma capacitação em IAM, com objetivo de qualificar os profissionais de saúde que atuam nas redes de urgência e emergência.
A programação foi organizada pela Divisão Gestora de Educação Permanente (DGEP), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Leste, e teve atividades realizadas nos dias 6 e 7 de julho. Durante o treinamento, foram abordados os seguintes temas: a importância do atendimento inicial até que o paciente seja encaminhado para a unidade especializada, a classificação de risco e prevenção de lesões cardíacas, a relevância do exame eletrocardiograma e dos medicamentos adequados.
A ação contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas, entre os profissionais de saúde da UPA Leste, UPA Sul, UPA Jaci-Paraná, do Pronto Atendimento Ana Adelaide e José Adelino, do Hospital e Pronto Socorro João Paulo II e Hospital Samar, além dos discentes de medicina e enfermagem da Liga Acadêmica de Traumatologia e Emergência (Lacitre).
Cristilane Delgado, coordenadora do NEP UPA Leste, ressalta que a finalidade da capacitação é amparar os pacientes que chegam nas unidades de saúde com suspeitas de infartos e estabelecer um atendimento adequado e imediato.
“É fundamental que as nossas equipes de saúde estejam preparadas para realizar um atendimento com técnicas mais precisas e atualizadas. Isso contribui relativamente para o salvamento de vidas”, afirma.
Segundo a gerente da DGEP, Angelita Mendes, o aperfeiçoamento profissional das equipes de saúde acontece de forma contínua para garantir um atendimento de qualidade para a população.
“A Semusa mantém um compromisso primordial de qualificar os seus servidores constantemente. Um dos treinamentos que entendemos ser essencial para a rede de saúde de urgência e emergência, é a capacitação em infarto agudo do miocárdio. Para que assim possamos garantir assistência com uma equipe qualificada na identificação e intervenção precoce, promovendo saúde e bem-estar de nossos pacientes”, relata.
O estudante de medicina, Lucas Batista, faz parte da liga acadêmica e participou do curso. Segundo ele, a iniciativa é muito importante para o campo acadêmico. “A capacitação em IAM é um tema que requer muito cuidado, acredito que participar do treinamento hoje irá ajudar muito no meu crescimento profissional”.