Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024
PORTO VELHO - RO: Continua crescendo o número de pessoas em situação de rua na Capital. Em toda a região central é possível notar a presença crescente dessas pessoas. Segundo o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Alvaro Mendonça, informou durante entrevista ao programa A Voz do Povo essa população tem apresentado um crescimento anormal e tudo começou desde a pandemia em 2020.
O aumento chega a 300% e os mesmo são identificados através de uma busca ativa realizada pelos técnicos da secretaria. Álvaro conta que antes de 2020 o município tinha registrado 116 pessoas vivendo nas ruas, em 2021 foi realizado um novo senso que mapeou 437 moradores de rua. Entre as principais causas estão desemprego, uso abusivo de álcool e drogas e rompimento de laços familiares.
A Semasf recebe essa população oferecendo apoio com alimentação, banho, troca de roupas, através do Centro Pop Dom Moacyr Grechi, inaugurado em abril de 2022 já se tem o registro de 612 pessoas atendidas naquele lugar, portanto é possível que a cada ano esses números sofram aumento. Álvaro explicou que o Centro Pop é a porta de entrada das pessoas em situação de rua para a assistência social.
O serviço atua com o objetivo de desenvolver autonomia e fortalecimento de vínculos das demandas, realizando encaminhamentos para as demais políticas públicas. Neste ano de 2023, em atenção a Resolução 427 do CNJ, foi realizado no Centro Pop ação de cidadania com órgãos da Justiça estadual, Federal, INSS, Caixa Econômica, DPU, DPE, Cartórios e SEAS, que possibilitou o acesso a documentações, inclusive benefícios previdenciários.