Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 30 de novembro de 2024
PORTO VELHO, RO - A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Porto Velho realizou a doação de cerca de 700 quilos de peixe apreendidos no rio Madeira, como parte de suas ações de combate à pesca ilegal. O balanço sobre a doação foi divulgado neste domingo (16), evidenciando a importância da iniciativa.
Durante uma fiscalização fluvial nos distritos de Mutum Paraná e Jaci-Paraná, os agentes da PMA identificaram um porto utilizado para o transporte ilegal de pescado. No local, um veículo carregado com duas geleiras foi encontrado, contendo uma quantidade excedente de peixes, como Tambaqui e Pirarucu, que ultrapassavam os limites estabelecidos pela legislação vigente.
Em outra ação de fiscalização, desta vez por terra, os militares avistaram um grupo de pessoas às margens do rio Madeira, próximo à BR-364, em uma área conhecida como Caldeirão do Inferno. Ao perceberem a aproximação da viatura policial, as pessoas fugiram em embarcações, abandonando diversas geleiras repletas de peixe, incluindo Surubim com medidas inferiores às permitidas para a pesca (80 centímetros).
Ao total, as cargas de peixes apreendidas nas duas ocorrências somaram 700 quilos. O pescado confiscado foi doado para a Instituição Beneficente Aconchego da Vó Maria e para a Instituição Unidade de Acolhimento Lar do Bebê, ambas sediadas em Porto Velho. Essa ação demonstra o compromisso da Polícia Militar Ambiental em contribuir para a sociedade e amenizar os impactos da pesca ilegal.
A polícia ambiental ressaltou que o próximo passo é identificar os responsáveis pela pesca ilegal, incluindo o grupo que empreendeu fuga ao avistar a aproximação das autoridades. Essas medidas visam garantir a punição dos infratores e a proteção do meio ambiente, além de promover a conscientização sobre a importância da preservação dos recursos naturais.