• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 3 de julho de 2024

Nível do Rio Madeira em Porto Velho pode atingir cota de emergência até agosto

O Sistema de Alerta Hidrológico do Rio Madeira (SAH Rio Madeira) prevê que o processo de vazante continue nas próximas semanas em Porto Velho...


Redação

Publicada em: 01/07/2024 14:43:07 - Atualizado

Foto: Assessoria/SMC

PORTO VELHO, RO: O Governo de Rondônia revelou que o nível do Rio Madeira, em Porto Velho, poderá ficar abaixo da cota de emergência (1,70 metros) até agosto de 2024, durante a estiagem no estado. Essa previsão baseia-se em dados recentes divulgados pela Defesa Civil Estadual.

Entre os dias 17 e 24 de junho, o nível mais baixo do Madeira foi de 4,09 metros, o que representa uma queda de 4 metros em relação ao mesmo período de 2023, quando o rio estava com 8,37 metros. Embora em 2023 o nível estivesse próximo da média histórica, o afluente chegou a atingir, pela primeira vez na história, apenas 1,11 metros em outubro, abaixo da cota de escassez hídrica.

A tendência é que, durante a seca (junho a agosto), o rio Madeira alcance a cota de escassez hídrica e fique abaixo de 1,70 metros na capital, conforme alerta do Governo de Rondônia.

A redução contínua do nível do rio desde janeiro tem preocupado as autoridades. O Madeira tem oscilado próximo das mínimas históricas, o que pode causar impactos semelhantes aos registrados durante a seca severa de 2023. Em apenas um mês, a cota do Madeira caiu de 8,42 metros (em 30 de maio) para 4,91 metros (em 30 de junho), segundo dados do Serviço Geológico do Brasil.

Na última semana de junho, o rio passou por um fenômeno chamado “repiquete”, caracterizado pelo aumento temporário das águas devido às chuvas. No entanto, o nível voltou a baixar logo em seguida.

O Sistema de Alerta Hidrológico do Rio Madeira (SAH Rio Madeira) prevê que o processo de vazante continue nas próximas semanas em Porto Velho. Contudo, a previsão de chuva na bacia do rio Beni pode causar novamente um repiquete nos primeiros 15 dias de julho.

As previsões climáticas indicam um acumulado de precipitação abaixo da média histórica para o período de estiagem na região. A Bacia do Madeira entra no período de recessão com valores muito baixos de cotas, especialmente na região de Porto Velho. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também aponta índices de chuva abaixo da média em Rondônia, com Porto Velho completando um mês sem chuvas em 25 de junho.

Para os próximos dias, o boletim do tempo do Inmet indica céu claro a parcialmente nublado, sem previsão de chuva para todo o estado.


Fale conosco