• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 24 de novembro de 2024

Fim do atendimento na SEPOAD é retrocesso no trabalho antidroga em Rondônia

No modelo atual, a SEPOAD atende qualquer cidadão em situação de dependência química que chegue na sede da superintendência...


Redação

Publicada em: 24/07/2024 18:04:36 - Atualizado

PORTO VELHO - RO - Medida de prevenção à saúde e segurança pública, o trabalho de resgate de cidadãos viciados em drogas em Porto Velho, terá um grande retrocesso com o fim do primeiro acolhimento realizado atualmente pela Superintendência de Estado de Políticas Sobre Drogas – SEPOAD.

A informação foi repassada por membros da própria SEPOAD aos gestores de centros terapêuticos e clínicos de tratamento à dependência química na capital do Estado, que receberam a notícias com bastante apreensão.

No modelo atual, a SEPOAD atende qualquer cidadão em situação de dependência química que chegue na sede da superintendência, localizada na rua Rafael Vaz e Silva, 3041, bairro Liberdade. Lá, o cidadão é atendido por u m psiquiatra, é avaliado clinicamente, tem receitado a sua medicação, e em determinados casos, recebe o encaminhamento para internação.

Coma nova forma apresentada, o cidadão terá de buscar esse atendimento no CAPS AD, que já está com seus serviços inchados pela demanda, fato que irá prejudicar a busca de um dependente ao seu tratamento através do Estado.

Informações obtidas pela reportagem dão conta de que existe um processo de desmantelamento dos serviços oferecidos pela SEPOAD, mesmo com resultados comprovados que cidadão que retornara a contribuir com a sociedade após buscar a superintendência.

Caso encerre o primeiro acolhimento, a SEPOAD focará seu trabalho em questões administrativas e ações pontuais de combate às drogas, o que é pouco frente ao número de pessoas com esse problema no estado de Rondônia.


Fale conosco