• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 24 de novembro de 2024

Projeto trabalha para rearticular pastoral do surdo no município de Porto Velho

Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo recebeu nesta quinta-feira (25) os representantes da Arquidiocese...


Redação

Publicada em: 26/07/2024 18:12:15 - Atualizado

Foto: Rondonoticias

PORTO VELHO, RO: Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo recebeu nesta quinta-feira (25) os representantes da Arquidiocese de Porto Velho que estão divulgando a semana de atividades realizadas nas paróquias coma comunidade surda.

De acordo com o padre Fabrício Araújo, esse tipo de atividade é de vital importância para a garantia do direito dessas pessoas em terem plena comunicação com a sociedade.

“A gente precisa cada vez mais dar o devido destaque à esses irmãos nossos para que eles sejam respeitados nos valores, na sua dignidade, então tudo que a gente fizer para chamar a atenção da sociedade para a empatia, para ver a necessidade desses nossos amigos é muito importante”, declarou o padre Fabrício.

Para psicanalista Eulália Sombra, a legislação precisa implementar em todos os serviços a comunicação através da LIBRAS, o que de acordo com ela, é uma medida que garante evolução para todos não apenas os surdos.

“Se a escola inteira interage em LIBRAS, toda a escola ganha, toda a comunicação melhora. Isso é uma defesa de causa da comunidade surda e de todos que trabalham com esse tema”, afirmou Eulália Sombra.

Já de acordo com a com irmã Liliane, a pastoral do surdo em Porto Velho está sendo rearticulada através de um dedicado trabalho.

“Existe esse desejo de rearticular a pastoral do surdo em Porto Velho, que já tem uma história de caminhada. Os surdos se distanciaram um pouco das igrejas, das paroquias e agora estamos articulando para trazer esses surdos à vida das paroquias”, disse a irmã Liliane.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA:


Fale conosco