Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 23 de fevereiro de 2025
PORTO VELHO, RO - A prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) começou, na última quinta-feira (20), o trabalho da etapa final para a instalação de sonorizadores pelas ruas e avenidas da capital.
A primeira etapa da instalação foi a pintura dos trechos das vias. Já na etapa final, esses pontos recebem a aplicação de uma tinta especial, mesma tinta usada na faixa de pedestre, com maior durabilidade e qualidade. O primeiro ponto a ser concluído foi na avenida Prefeito Chiquilito Erse. Já o segundo trecho a receber o trabalho final foi na rua Raimundo Cantuária com rua Buenos Aires.
Os sonorizadores são dispositivos físicos que produzem ruído e trepidação quando um veículo passa sobre eles. São utilizados para alertar os motoristas sobre situações atípicas à frente, como obras, pedágios, travessia de pedestres, proximidade de radares e limite de velocidade.
Com as cores verde e branco, esses sonorizadores, fazem parte de uma série de adequações com a determinação do prefeito Léo Moraes, para que os motoristas tenham condições de se atentar às regiões onde estão dispostos os radares, que estão com previsão de começarem a operar a partir do próximo mês de março.
O serviço para a conclusão de todos os sonorizados deve terminar em cerca de 15 dias. De acordo com o secretário da Semtran, Iremar Lima, a ideia dos sonorizadores é alertar os motoristas sobre o funcionamento dos radares. “As nossas equipes estão nas ruas tanto com a educação de trânsito como também acompanhando os serviços de implantação dos sonorizadores, já que as ruas precisam ser fechadas”, disse o secretário.
SEGURANÇA NO TRÂNSITO
O radar eletrônico tem como principal função monitorar e controlar a velocidade de veículos nas vias públicas para garantir a segurança de motoristas e pedestres.
JUSTIÇA SOCIAL
Como forma de promover uma justiça social, no final de janeiro, o Decreto nº 20.762 oficializou a suspensão do serviço de fiscalização de trânsito por radares eletrônicos e determinou o ajustamento técnico do sistema de monitoramento. Todos os radares passaram por aferição.
Além disso, o prefeito Léo Moraes também anulou mais de 114 mil multas aplicadas indevidamente desde 26 de dezembro do ano passado e determinou o ajuste no limite máximo de 50 e 60 quilômetros por hora nas vias monitoradas. Antes, o limite era 30 e 40 quilômetros por hora, o que causava transtornos para a população e dificultava o fluxo do trânsito.
CRUZAMENTOS QUE SERÃO MONITORADAS PELOS RADARES: