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porto velho, terça-feira 25 de fevereiro de 2025
PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo recebeu nesta terça-feira (25), o superintendente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia - FIERO, Gilberto Batista, que falou sobre a concessão da BR-364 no trecho compreendido dentro do estado de Rondônia.
De acordo com Gilberto Batista, essa concessão é um fator positivo para a sociedade rondoniense, que terá a oportunidade de trafegar em uma rodovia com segurança e sem os transtornos comumente encontrados ao longo da estrada, como buracos, falta de sinalização e acostamento, entre outros.
"É lógico que existe o que seria desejável, sendo a duplicação feita pelo governo e após conceder ao setor privado para a devida manutenção, tornando o investimento menor ao concessionário. Em nosso caso, toda a infraestrutura fica com o empreendedor, é uma simples equação entre investimento e lucro, mas mesmo assim, irá trazer segurança e conforto para essa rodovia", disse Gilberto Batista.
Para Gilberto Batista, o custo que será cobrado nos pedágios que serão dispostos ao longo da rodovia é justo, levando em consideração que a concessionária irá arcar com todas as obras que serão realizadas ao longo da BR-364, que incluem manutenção, pavimentação, sinalização e duplicação de faixas.
"Você vai conseguir desenvolver uma velocidade com segurança, não vai bater em buraco, isso tudo vai reduzir drasticamente, por um valor aproximado de R$ 100. O setor produtivo está reclamando porque gostaria de uma concessão patrocinada, o que não vai acontecer", argumentou Gilberto Batista.
O presidente da FIERO ainda rebateu as críticas de uma parte do setor produtivo, que vem criticando o valor do pedágio. Conforme Gilberto Batista, muitos caminhões sequer abastecem em Rondônia.
"Nós estamos falando de 6,52 bilhões que o empreendedor vai investir na rodovia, se não fosse isso, o pedágio ao longo da BR-364 ficaria em R$ 30 reais na média. A questão é a infraestrutura que encarece o custo de produção no Brasil, quem mais usa vai pagar mais. Vale ressaltar que muitos caminhões de soja utilizam essa rodovia e sequer abastecem em Rondônia", ressaltou Gilberto Batista.
Com um valor estimado de R$ 20 a cada cem quilômetros rodados, os pedágios que serão dispostos ao longo da BR-364 serão revertidos em melhorias na própria rodovia, um fato que, segundo Gilberto Batista, irá reduzir drasticamente os índices de acidentes.
"As colisões tendem a diminuir, porque os trechos com maior incidência de acidentes serão todos duplicados, a exemplo do trecho entre as cidades de Presidente Médici e Jaru. A cada cem quilômetros, o motorista irá pagar um valor aproximado de R$ 20 e os usuários frequentes terão um preço negociado", finalizou Gilberto Batista.
Confira a entrevista completa aqui: