Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 4 de julho de 2025
PORTO VELHO (RO) - O Ministério Público de Rondônia (MP/RO) instaurou procedimento apuratório para investigar como se deu a morte de sete integrantes de uma facção criminosa durante uma operação da Polícia Militar (PM/RO) em combate à criminalidade no perímetro urbano de Porto Velho. Esse caso aconteceu na última terça-feira (2) e chamou a atenção da sociedade.
De acordo com o MP/RO, essa investigação visa atender às disposições da ADPF 635, do Supremo Tribunal Federal (STF), também conhecida como "ADPF das Favelas", criada inicialmente para investigar ações letais da polícia nas favelas do Rio de Janeiro. Baseado nessa ADPF das Favelas, os policiais terão de justificar os motivos que levaram a essa operação.
Os militares serão intimados para depor ao MP/RO. Com isso, um promotor público irá analisar o caso e verificar de houve qualquer indício de transgressão dos princípios legais durante o trabalho dos militares.
Segundo o comando da PM/RO, os policiais revidaram uma injusta agressão praticada pelos criminosos, que teriam tentado contra a vida dos militares ao desferirem disparos de arma de fogo contra eles.