Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 26 de julho de 2026

PORTO VELHO (RO) – O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou, na noite de sábado (25), a candidatura de Expedito Netto ao Governo de Rondônia, durante convenção realizada em Porto Velho. A chapa terá como candidato a vice-governador Luiz Carlos Teodoro, da Federação PSOL-Rede, consolidando a união das principais forças da esquerda no Estado para a disputa de 2026.
A convenção marcou o fim das especulações em torno do nome que representaria o campo progressista na sucessão estadual. Ao homologar Expedito Netto, o PT aposta em um candidato com passagem pela Câmara dos Deputados e experiência na administração federal para tentar romper a histórica dificuldade da esquerda em conquistar competitividade nas eleições majoritárias em Rondônia.
A candidatura nasce amparada por uma ampla aliança formada pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e pela Federação PSOL-Rede, numa estratégia que busca unificar o eleitorado identificado com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e evitar a fragmentação do campo progressista.
Durante seu discurso, Expedito Netto procurou apresentar sua candidatura como uma alternativa ao atual cenário político estadual. Disse que pretende construir um governo voltado para investimentos em segurança pública, saúde, educação e valorização dos servidores, afirmando que o grupo político que o acompanha está preparado para disputar o Palácio Rio Madeira.
"Temos um grupo pronto para a luta, que quer oferecer à população um governo diferente. Com investimentos em segurança pública, saúde e educação, acreditamos ser possível transformar Rondônia", declarou o candidato.
Mais do que homologar uma candidatura, a convenção serviu para posicionar o PT, em frangalhos, na disputa por espaço político em um dos estados mais conservadores do país. Historicamente, a esquerda enfrenta dificuldades para converter militância em votos suficientes para disputar o Governo de Rondônia em condições de igualdade com partidos de centro e de direita.
O desafio de Expedito Netto será justamente ampliar seu discurso para além da base tradicional do partido. A estratégia passa por dialogar com setores moderados do eleitorado, apresentar propostas voltadas ao desenvolvimento econômico e reduzir a elevada resistência que as legendas de esquerda enfrentam no Estado.
Com a convenção encerrada, o tabuleiro eleitoral de Rondônia passa a contar oficialmente com um representante do campo progressista. A partir de agora, Expedito Netto terá pela frente a missão de transformar a unidade construída entre PT, PCdoB, PV, PSOL e Rede em competitividade eleitoral, buscando inserir sua candidatura no centro do debate político estadual e romper a polarização que tende a favorecer os grupos tradicionais nas eleições de outubro.