Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
PORTO VELHO, RO - Um grupo de servidores das unidades de urgência e emergência do município de Porto Velho receberá, na próxima quinta-feira (9), certificados da capacitação em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). A cerimônia acontecerá às 9h, no prédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Participaram da capacitação médicos, enfermeiros, atendentes e microscopistas. O grupo foi qualificado para acolher e interagir em Libras com usuários da rede municipal de saúde.
“A qualificação dos profissionais para atender com Libras é um ato importante para a saúde do município, uma vez que estamos ampliando a acessibilidade e promovendo a inclusão com este treinamento”, explica a secretária municipal de saúde, Eliana Pasini.
APROVEITAMENTO
Segundo a assistente social Zeni Silva, que é pós-graduada em Libras e responsável pela capacitação, os servidores tiveram ótimo aproveitamento e pretendem dar prosseguimento nos estudos.
“Os surdos precisam de acolhida especial nas unidades de saúde. Na linguagem de sinais, eles ficam à vontade para exprimir suas necessidades. Desta forma, os profissionais da saúde poderão atender melhor”, explica a servidora.
A avaliação dos participantes do curso incluiu a parte escrita e a prática. “Também cuidamos de incluir regionalismo na linguagem. Afinal, alguns termos são específicos da nossa região e precisam fazer parte do processo de comunicação”, acrescentou.
Participaram da capacitação servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Unidades de Pronto Atendimento (Upas) da Zona Sul e Zona Leste, Policlínica Ana Adelaide, Policlínica José Adelino, Maternidade Municipal Mãe Esperança e o Centro Integrado Materno Infantil (Cimi).