• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 23 de julho de 2024

O Dia na História - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque


Redação

Publicada em: 15/06/2024 11:00:42 - Atualizado

RONDÔNIA

1922 – O 1º centenário do “Grande Oriente e Supremo Conselho da Ordem Maçônica no Brasil”, será comemorado dia 17 em Porto Velho pela Loja Maçônica “União e Perseverança”.

1938 – Pela 1ª vez o jornal Alto Madeira publica resultado do Brasil numa Copa do Mundo: 2×1 sobre a Checoslováquia. A manchete dizia só: “Jogo Internacional de Futebol”.

1949 – Em terreno cedido pelo bispo dom João Batista Costa, está em construção o Dispensário par Tuberculosos, obra proposta pelo Rotary Clube.

1949 – O governador Araújo Lima anuncia, ainda para este ano, a inauguração do Porto Velho Hotel, o primeiro dos prédios que sua administração vem construindo.

1963 – Milhares de pessoas aplaudem os jornalistas Vinícius Danin e Milton Alves, que vão pela BR-29 numa lambreta, a Brasília, pedir ao presidente João Goulart verbas para concluir a obra. (FOTO DO DIA)

1984 – Lei, assinada pelo prefeito Sebastião Valladares, determina que assessorias de imprensa nos órgãos municipais devem ser ocupadas por profissionais com registro.

1987 – O jornalista João Tavares denuncia: associações de bairros e órgãos da área de assistência social estão dominados por cabos eleitorais, interessados só na eleição de seus candidatos, sem atenção a suas finalidades.

HOJE É
Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa (ONU). Dia Mundial do Vento.
Católicos celebram Santa Germana Cousin, São Vito, São Bernardo de Menthon, Beata Albertina Berkenbrock

BRASIL
1962 – O presidente João Goulart sanciona a Lei 4.070, de autoria do deputado federal José Guiomar dos Santos, que eleva o Território do Acre à condição de Estado.

MUNDO
1844 – Charles Goodyear (1800/1888) registra a patente da vulcanização, um processo que endurece a borracha. 1520 — O Papa Leão X excomunga Martinho Lutero. 1994 — Israel e Vaticano estabelecem relações diplomáticas.

FOTO DO DIA

IDEIA MALUCA QUE DEU CERTO (I)

Aberta em 1960 a rodovia BR-29 depois de 3 anos estava entregue ao tempo, tantos eram os problemas que acumulava, como a falta de pagamento pelo governo federal de obras, quando muito pela metade, e a selva retomando o que fora dela.

Em 1963 a situação era difícil, e no dia 15 de junho uma multidão se postou na Praça Jonathas Pedrosa, em Porto Velho, para se despedir de dois “malucos”, os jornalistas Vinicius Danin e Milton Alves.
O projeto deles era coisa de quem não tinha amor à vida: ir pela BR, montados numa lambreta, a Brasília para reivindicar a retomada de obras na rodovia. Muitos, na praça, pensavam estarem se despedindo de dois defuntos.

O jornalista Euro Tourinho (FOTO) era um dos que pensava: poderia perder um grande amigo, o editor do jornal que dirigia, o Alto Madeira, e o parceiro das “escapadas noturnas”.

Os dois aventureiros receberam de uma seguradora uma apólice no valor de 1 milhão de cruzeiros, as bênçãos do bispo dom João Batista Costa e cartas de apresentação aos gerentes das empresas no trecho, pedindo apoio.

Amanhã: IDEIA MALUCA QUE DEU CERTO (II)



Fale conosco