• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 4 de dezembro de 2024

Renomado escritor amazonense, Márcio Souza morre aos 78 anos

Márcio Souza é autor de várias obras sobre a região amazônica.


BNC Amazonas

Publicada em: 12/08/2024 14:57:19 - Atualizado

BRASIL: O escritor amazonense Márcio Souza morreu na madrugada desta segunda-feira (12), aos 78 anos. Ele deixa um legado na literatura, cujas obras tiveram repercussão no Brasil e exterior.

Além disso, Márcio também ocupou cargos públicos. Ele foi presidente da Funarte, no governo Fernando Henrique Cardoso. Em Manaus, presidiu o Conselho Municipal de Cultura.

Sobretudo, ele é conhecido por falar e escrever com propriedade sobre a Amazônia. Entre suas obras de destaque estão, por exemplo, Mad Maria, Amazônia Indígena e Galvez.

Dessa maneira, nascido em Manaus, em 1946, Márcio Souza é autor de várias obras sobre a região amazônica.

Filho mais velho de um operário gráfico e de uma dona de casa, desde cedo se mostra apaixonado por literatura, paixão herdada do pai que gostava de ler e incentivava o filho.

Tal incentivo foi determinante para que já adolescente, aos 14 anos, escrevesse críticas nos jornais de Manaus e aos 17 anos se mudasse para São Paulo para estudar Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP).

Na Faculdade, passou a escrever roteiros e trabalhou como assistente de produção e direção em curtas e médias para a Boca do Lixo. Em 1967, aos 21 anos publicou o primeiro livro: “O mostrador de sombras”.


Fale conosco