Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 22 de novembro de 2024
RONDÔNIA
1940 – A programação da Semana da Pátria em Porto Velho acaba dia 8, com uma regata em frente da cidade.
1943 – O decreto-lei federal 5.225 cria o Batalhão da Borracha, o que concede aos seringueiros a condição de “soldados da borracha”.
1946 – Comandantes de embarcações que saírem de Porto Velho devem apresentar os despachos das respectivas cargas.
1946 –Depois de 3 anos desaparecido (nas matas onde foi construída a hidrelétrica de Samuel), a busca pelo tenente EB Fernando Oliveira continua com muita especulação, confusão e nenhum resultado positivo. (Ver FOTO DO DIA)
1954 – A Justiça Eleitoral lembra aos partidos políticos a norma do TSE sobre cartazes e proibição de locais públicos para afixação.
1981 – O prédio da Câmara Municipal (PVh), onde até 1972 funcionava a prefeitura, ameaça cair sobre as cabeças dos vereadores, devido a um imenso cupinzeiro que corrói sua estrutura.
1985 – Durante o “governo itinerante, o governador Angelo Angelo abre os III Jogos Intermunicipais em Guajará-Mirim, com mais de mil participantes.
1984 – O presidente João Figueiredo vem a Rondônia entregar o milionésimo título de terra.
HOJE É
Dia do Profissional de Educação Física. Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. Dia da Bailarina. Dia do Caixeiro Viajante. Dia Nacional do Endocrinologista.
Católicos celebram Santa Beatriz da Silva Menezes, Santo Egídio,
BRASIL
1910 – Criado o Sport Club Corinthians Paulista. 1531 — Martim Afonso de Sousa manda uma expedição alcançar o Império Inca, sem sucesso.
MUNDO
1902 – Inspirado na obra “Uma Viagem à Lua”, de Júlio Verne, é lançado o 1º filme de ficção científica, “Viagem à Lua”. 1939 – Um dia após forjar um ataque de poloneses a uma emissora nazista, a Alemanha invade a Polônia. 1939 – Conforme tratado com a Polônia, Inglaterra e França pedem que a Alemanha saia até dia 3 do solo polonês.
FOTO DO DIA
UMA HISTÓRIA + Q CONFUSA (I)
De todos que ouvi, e que admitiram saber algo do sumiço do tenente EB Fernando Oliveira, do acampamento da 2ª Cia. Rodoviária, em São Pedro, na área da atual hidrelétrica de Samuel, na construção da estrada Porto Velho a Vilhena, só um falou.
Para a oposição (peles-curtas), o interessado no sumiço teria sido o então governador do Território Aluízio Ferreira. Já outros (cutubas aliados de Aluízio), como o àquela altura capitão Ênio Pinheiro, comandante da 2ª Cia, aparentado a Aluízio.
De quem esteve no acampamento quando o oficial sumiu, sempre me intrigou foi o não querer esclarecer – ou a frase repetida: “Moço, aqui não se fala disso”, e fim de papo.
Aconteceu em 1945. Em 2004, em sua casa, com uma pinga e renovados pedaços de peixe frito, o ex-soldado e grande boêmio Walter Bartolo falou do fato e do depois – dando uma canja ao violão.
Participaram os jornalistas Dadá Santos (FOTO e Fábio Só, e o historiador Francisco Matias, que não provou a pinga, mas tomou 4 litros de coca-cola nas 6 horas da conversa.
(Continua amanhã)