Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
SUSTENTABILIDADE, CRIATIVIDADE E SOLIDARIEDADE- LEMAS DO NOVO MILÊNIO-
www.georgebragalivros.com.br
" Permita-se rir e conhecer outros corações. Aprenda a viver, aprenda a amar as pessoas com solidariedade, aprenda a fazer as coisas boas, aprenda ajudar aos outros, aprenda a viver sua própria vida." MÁRIO QUINTANA.
Nesse início de século e do milênio, talvez o lema Iluminista de Liberdade, Igualdade e Fraternidade seja outro: Sustentabilidade, Criatividade e Solidariedade, devam ser os lemas atuais:
- Sustentabilidade. Forças nas ações e serviços. Formas novas de ganhar dinheiro e preocupação com o planeta, economia, cultural e também com o social. Como fazer essa balança equilibrar?
- Criatividade. Com a ciência e tecnologia, tudo é pequeno e rápido. Tudo muda e começa ao mesmo tempo. O ontem já era. O hoje está indo. Sabedoria. Amanhã será breve. Ela é aquilo que nos salvará.
- Solidariedade. O amor moderno. Beleza. Sem fronteiras ou cores, todos precisaremos ajudar ao próximo caso contrário o próximo estará tão próximo que ninguém saberá o que será do futuro. O grande desafio. Em suma, de forma simplista, devemos cuidar do planeta, das pessoas e investir na ciência e tecnologia.
Nesse mundo líquido, com amores líquidos, onde não nos encontramos. É o sofrer eterno de Prometeu que tem o fígado comido todos os dias por uma águia. E a libertação é o bem de todos. Tudo está desligado mas está tudo ligado! Um dia, as levas da pobreza e de nossas Áfricas se rebelarão, pela nossa inação.
Nesse sentido, vemos que as mudanças são muito rápidas, mas não devemos deixar de ser o que somos. Essa individualidade é o que nos monta. Às vezes tem muita chatice. Não pode isso, não pode aquilo. E o eu que sempre mudou o mundo? Liberdade de expressão, de ir e vir e de ser o que é? Esse é o objetivo. Retirem-se os extremos e o equilíbrio é o melhor caminho.
A solidariedade, a empatia e o amor são o supras-sumo dos sentimentos que podem transformar o Homem e seu destino no universo.
Afinal, ainda temos muito por caminhar, pois a fome, a ignorância e a guerra ainda persistem.
Pensar e agir rápido!
* George Braga, servidor da Justiça do Trabalho 14 Região e ex-Secretário de Estado de Planejamento do Estado de Rondônia