• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 24 de novembro de 2024

O Dia na História - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque

Dia Nacional da Liberdade de Expressão. Dia Mundial da Raiva Animal. Dia da Gratidão à Mãe Preta. Dia Internacional do Acesso Universal à Informação.


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 29/09/2022 17:04:53 - Atualizado


O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

BOM DIA 4ª feira 28 DE SETEMBRO

HOJE É

Dia Nacional da Liberdade de Expressão. Dia Mundial da Raiva Animal. Dia da Gratidão à Mãe Preta. Dia Internacional do Acesso Universal à Informação.

Católicos lembram São Venceslau, Santa Eustáquia, São Lourenço

RONDÔNIA

1989 – O deputado Osvaldo Piana, presidente da Assembleia Estadual Constituinte, promulga a segunda Constituição do Estado. 1989 - Dos 24 constituintes de 1983, os sete reeleitos em 1986 (Amizael Silva, Osvaldo Piana, Manoel Messias, Silvernani Santos, José do Prado, Sadraque Muniz e Heitor Costa) participaram da 2ª Constituinte, elaborada em razão da nova Constituição federal, de 1988, pouco mais de 6 anos após a primeira.

BRASIL

1865 – Assinada a Lei dos Sexagenários, libertação de todos os escravos com mais de 60 anos.1871 – A Princesa Isabel assina a Lei do Ventre Livre ou Lei Rio Branco (Lei nº 2040), pela qual crianças nascidas a partir de então não seriam mais escravas. 1992 — Aberto do processo de impeachment contra o presidente do Fernando Collor.

MUNDO

1845 — Publicada a primeira edição da revista Scientific American. 1864 — É fundada a Associação Internacional dos Trabalhadores, conhecida como Primeira Internacional, em Londres, Inglaterra. 1889 — A Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM) define o comprimento de um metro. 1905 — Publicada no Annalen der Physik, a Teoria da Relatividade de Einstein.

FOTO DO DIA

Interior do Clube Cibec, galpão número 3 da ferrovia Madeira-Mamoré em Porto Velho, onde, nos finais de semana o salão era transformado em pista de dança, especialmente nos finais de tardes de domingo, local de muitos começos de namoros. “Muito frequentado e era grande point de Porto Velho na década de 1980”, relata o memorialista Anderson Leno, destacando o uso do espaço para ensaios de escolas de samba – na foto evolução dos passistas da Diplomatas do Samba. O galpão está em reforma, pela prefeitura, como todo o espaço da estação da Estrada de Ferro, sem previsão ainda de que a praça como um todo seja novamente colocada à disposição. (F. Anderson Leno – SaudosismoPortovelhense)


Fale conosco