Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
PORTO VELHO - RO - O advogado Célio Lopes, 34 anos, que há um mês era praticamente desconhecido da população de Porto Velho, agora desponta como favorito na disputa pela prefeitura de Porto Velho. Ele é o candidato a prefeito que mais cresceu em todas as pesquisas feitas até agora na Capital e segue embalado rumo ao segundo turno, numa disputa com Leo Moraes, candidato do Podemos.
Célio Lopes é candidato pelo PDT. Tem como candidata a vice-prefeita a Pastora Cila, do PV, e conseguiu fazer uma aliança com mais três partidos: PSB, PT e PCdoB. O nome da coligação é Renova Porto Velho, e o candidato Célio Lopes tem se apresentado como uma alternativa de mudança e de renovação na cidade.
“Nessas eleições de 2024 nós temos dois caminhos a seguir: o caminho do mesmo e o da renovação. E estou sentindo e as pesquisas indicam isso, que Porto Velho quer renovar. As pesquisas têm demonstrado nosso crescimento, nós vamos crescer ainda mais e vamos pro segundo turno e vamos ganhar essa eleição aqui em Porto Velho”, disse Célio Lopes em entrevista numa emissora de televisão.
Nas caminhadas de Célio Lopes pelas ruas da cidade, muitas pessoas estão confirmando a onda 12, declarando voto no beradeiro. Pessoas como a dona de casa e pescadora Cleide Rosália da Silva Gualbano, 65 anos, que se identificou com a trajetória de vida, as propostas e a humildade do candidato. “Célio é o que mais gostei, a um homem novo, com boas propostas e é humilde, o que pra mim é o mais importante”, disse Dona Cleide.
Em outro encontro casual nas ruas de Porto Velho, a dona Maria Madalena, 59 anos, disse que chegou a vez de um beradeiro botar moral na prefeitura. “Esse é o beradeiro que vai botar moral dentro de Porto Velho, tem que tirar esse pessoal todinho de lá e botar gente nova”, disse Dona Madalena.
Na pesquisa Quaest/Globo, divulgada no dia 27 de agosto, Celio Lopes tinha 3% das intenções de voto. Já na pesquisa do Instituto Vérita/SIC Record, divulgada no dia 6 de setembro, Célio aparece com 3,9% das intenções de voto. O candidato avalia que, embora as pesquisas indiquem um crescimento, elas ainda não refletem a realidade, pois cerca de 71% dos eleitores ainda estão indecisos.
“É a partir de agora que a população começa a avaliar os candidatos, sendo que vai definir o voto lá na última semana de setembro, então estou confiante em que nossa proposta encontre adesão da população e vamos pro segundo turno”, avalia Célio Lopes.