• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 24 de setembro de 2024

Demissão em massa da CNN Brasil pega jornalistas de surpresa; confira quem saiu

A demissão em massa é a maior da emissora desde que entrou no ar


emoff

Publicada em: 01/12/2022 15:30:24 - Atualizado

Com novas reformulações e uma nova diretoria, a CNN Brasil está promovendo demissões em massa nesta terça-feira, 01, a maior de seus quase três anos de existência. Segundo o colunista Ricardo Feltrin, foram 125 demitidos, e quase todos já receberam o aviso prévio. Destes 125, cerca de 100 são contratados como pessoa jurídica e 25 tinham registro em carteira.

Nomes conhecidos no jornalismo brasileiro como Boris Casoy, Monalisa Perrone, Sidney Rezende e Marcela Rahal, a ex-global Glória Vanique e o historiador e comentarista Leandro Karnal deixaram a emissora nesta terça-feira. Segundo a colunista do EM OFF, Fabia Oliveira, todas as regionais da empresa sofreram baixas.

Segundo a CNN, a readequação de funcionários e os cortes, são motivados por uma reestruturação em suas operações com dois objetivos principais: fortalecer o hard news e reorganizar os custos, buscando atingir o breakeven (equilíbrio financeiro) em 2023. A empresa comunica que a coordenação da cobertura será concentrada em São Paulo e Brasília. Na outra ponta, a newsroom (sala de redação) do Rio de Janeiro será desativada, sem trazer prejuízo algum à cobertura.

Jairo Nascimento, Bruna Ostermann, Fernando Molica, Alexandre Borges e Kenzô Machida também são outros nomes já foram comunicados do desligamento. Em nota, a empresa demonstra aos ex-funcionários gratidão e respeito pela dedicação e trabalho, “que foram fundamentais para a construção e consolidação da CNN Brasil”.

Limpa em outras áreas

De acordo com o Notícias da TV, outras áreas da emissora foram atingidas pela crise, como a cobertura internacional e a área soft: a designer Rita Wu, que fazia o CNN Nosso Mundo; e Heloísa Vilela, ex-correspondente de Record e Globo nos Estados Unidos, tiveram seus contratos encerrados.

Na última segunda-feira, 21, Renata Afonso deixou o cargo de CEO da CNN Brasil. A executiva havia sido contratada pelo canal de notícias em abril de 2021, para substituir Douglas Tavolaro, um dos criadores do projeto brasileiro do veículo, que deixou a empresa um ano depois de o canal ter entrado no ar.

A saída de Renata Afonso aconteceu cerca de 20 dias depois de o veículo de notícias ter anunciado a chegada de João Carlos Camargo como sócio e chairman do canal. Segundo a CNN, será Camargo que ficará encarregado, de maneira interina, de despachar diretamente com os executivos da casa até que a empresa apresenta sua nova estrutura de comando. O executivo chegou para substituir o empresário Rubens Menin, investidor do projeto da CNN Brasil, como presidente executivo do Conselho. Contudo, Menin permanece como acionista majoritário.




Fale conosco