Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 10 de outubro de 2025
A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta quinta-feira (09) os áudios e vídeos de decisões tomadas pela arbitragem em São Paulo x Palmeiras, mesmo em lances que não ocorreu a revisão na cabine do VAR.
A CBF chegou a consultar a Fifa por possível autorização para divulgação dos materiais. A atitude foi tomada após a polêmica arbitragem do clássico, válido pela 27ª rodada do Brasileirão, que ocorreu no último domingo (5).
No áudio apresentado do lance mais polêmico da partida, o possível pênalti para o São Paulo, é possível ouvir o árbitro Ramon Abatti Abel dando sua versão, cravando um escorregão do zagueiro palmeirense.
"Escorregou. O jogador (Allan) escorrega, os dois estão olhando para a bola. Para mim, ele escorrega, o jogador (Tapia) bate nele e cai. Não tem nenhum tipo de entrada aqui", disse o árbitro.
"Nós temos uma bola que está saindo da área, nós temos um jogador do Palmeiras que escorrega e ele tem um contato com o seu adversário, totalmente acidental e provocado justamente por esse escorregão", acrescentou o árbitro responsável pelo VAR, Ilbert Estevam da Silva.
"O jogador escorregou, os dois estão olhando para a bola, é um choque de jogo, não é uma entrada. Acabou", completou Ramon.
A CBF também liberou outros áudios do clássico - veja todos na íntegra - entre eles a entrada dura de Andreas Pereira em Marcos Antônio. Os são-paulinos reclamaram que o jogador do Palmeiras deveria ter sido expulso.
"Ele (Andreas) pisa na bola e o jogador (Marcos Antônio) chuta a sola dele", disse Ramon.
"O contato mais forte é embaixo. Tem um contato que não é pleno na canela e posteriormente um contato embaixo junto com o pé", analisou a cabine de vídeo.