Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 29 de novembro de 2025

Déjà vu? Não, não se trata de uma reexibição da final de 2021: no sábado, 29, Palmeiras e Flamengo voltam a se enfrentar na grande decisão da Copa Libertadores e contam com 'coincidências' para sonhar com a taça e se tornar o primeiro tetracampeão brasileiro do principal torneio da América do Sul.
Ambas as equipes chegam para a final em contextos semelhantes às edições em que levantaram o caneco -- Palmeiras em 1999, 2020 e 2021, Flamengo em 1981, 2019 e 2022. O Terra separou algumas das coincidências que podem ajudar os torcedores a sonhar com uma nova conquista.
Além da ansiedade provocada pela final da Libertadores, o torcedor do Verdão também amarga uma fase ruim no Campeonato Brasileiro. Após a derrota por 3 a 2 diante do Grêmio, a equipe paulista chegou a cinco jogos sem vencer na competição nacional, praticamente se despedindo da briga pelo título.
Por outro lado, o cenário é muito parecido com o vivido em 2021: na ocasião, o Palmeiras chegou à final -- justamente contra o Flamengo, que tinha para si o favoritismo -- vindo de quatro partidas sem vencer no Brasileirão. Com a pressão do outro lado, coube a Raphael Veiga e Deyverson marcarem os gols que asseguraram o tricampeonato Alviverde.
Encontro com o River Plate
Se alguns clubes 'tremem' pela tradição do time argentino, para o Palmeiras, o confronto é sinônimo de título. Isto se dá porque o Verdão venceu o Millonario ao longo de duas de suas três campanhas vitoriosas, cenário que se repete em 2025.
Em 1999, o Palmeiras teve de reverter a derrota na Argentina e levou a vaga na final após despachar o River por 3 a 0 no jogo de volta da semi, em São Paulo. Em 2020, o contrário aconteceu: após vencer por 3 a 0 no país vizinho, o clube paulista quase foi às penalidades após perder por dois gols no jogo de volta, em São Paulo.
No reencontro pela edição de 2025, o Palmeiras levou os dois jogos, pelas quartas de final, com o placar agregado em 5 a 2, sem dar margem para o adversário reverter.
Troca de goleiros
A meta do Verdão vive situação delicada na atual temporada, semelhante ao que aconteceu em 1999, ano da primeira conquista: naquela ocasião, o goleiro titular Velloso se lesionou durante a campanha continental, dando lugar ao então reserva Marcos.
O que aconteceu depois entrou para a história, já que Marcos -- que depois viria a ser 'santificado' pela torcida -- foi o nome da primeira conquista do Palmeiras na Libertadores. Em 2025, o titular Weverton deu lugar a Carlos Miguel após sofrer uma fissura em um osso da mão direita. No entanto, o veterano poderá estar entre os relacionados por Abel Ferreira.