Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 23 de dezembro de 2025

Quando Memphis Depay desembarcou no CT Joaquim Grava em 9 de setembro de 2024, o Corinthians estava mergulhado na crise. Em 26 rodadas do Brasileirão, o time somava apenas cinco vitórias, 23 gols e flertava com o rebaixamento. Neste domingo (21), a “era Memphis” foi coroada com o título da Copa do Brasil com a vitória por 2 a 1 sobre o Vasco, em pleno Maracanã, com direito ao gol que garantiu o resultado. O segundo título do holandês pelo alvinegro paulista.
Mas para isso, o investimento teve que ser ousado: a contratação até julho de 2026 custou cerca de R$ 70 milhões em salários, luvas e premiações. Em campo, porém, o impacto foi imediato. Na estreia, contra o Atlético-GO, o holandês mostrou personalidade. Nas 11 partidas seguintes, o Corinthians acumulou nove vitórias, um empate e apenas uma derrota, com 28 gols marcados. Esse aproveitamento levou a equipe da 18ª para a sétima colocação e rendeu vaga na pré‑Libertadores.
A consagração definitiva veio neste domingo. No Maracanã lotado, a final da Copa do Brasil contra o Vasco teve roteiro dramático. Yuri Alberto abriu o placar, Nuno Moreira empatou para os cariocas, mas aos 17 minutos do segundo tempo Breno Bidon iniciou uma linda jogada no meio de campo, Yuri Alberto cruzou e Memphis, livre, só teve o trabalho de empurrar para a rede e fazer o 2 a 1.
“Jogo muito pesado, pressão, o Vasco jogou bem. Muito trabalho. Estou orgulhoso dos jogadores, muita pressão sobre eles. Muitas pessoas gostam de falar quando estamos no chão. Eu vim aqui um ano atrás e ninguém acreditava em nós. E em um ano ganhamos dois títulos. Esse time fez isso. Eles trabalharam duro todos os dias", disse Memphis após o jogo, ainda no gramado do Maracanã.
O gol sacramentou o quarto título do torneio para o Corinthians e encerrou um jejum nacional que durava desde 2017, quando conquistou o Brasileirão pela última vez. Somado aos 12 gols marcados e as 10 assistências em 2025, o triunfo consolidou Memphis como ídolo recente do clube
O impacto esportivo se consolidou em março de 2025 com a conquista do Campeonato Paulista. No dérbi contra o Palmeiras, Memphis foi protagonista pela qualidade e pelo controle emocional. Na ida, vitória por 1 a 0 no Allianz Parque. Na volta, diante de um recorde de público na Neo Química Arena, o goleiro Hugo Souza pegou um pênalti de Raphael Veiga, e Memphis provocou confusão ao segurar a bola perto da bandeira de escanteio, incendiando o rival. O empate sem gols bastou para o Timão levantar a taça estadual depois de seis anos.
A arrancada alvinegra em 2024 teve muito da sintonia entre Memphis e Yuri Alberto. O centroavante, criticado no início da temporada, encontrou no ex‑Barcelona um parceiro ideal. Em nove partidas, a dupla participou de 17 gols: cinco marcados por Memphis e 14, por Yuri. E levou o ataque a uma média de quase dois gols por jogo. A parceria não se limitou ao Brasileiro.
Neste ano, na conquista da Copa do Brasil, Memphis se destacou com gols decisivos, como o cabeceio que abriu a vitória sobre o Cruzeiro no Mineirão pela semifinal, e o gol do título sobre o Vasco no Rio de Janeiro, com passe do brasileiro.
Em pouco mais de um ano, Memphis Depay mudou a cara do Corinthians. De uma equipe ameaçada pelo rebaixamento, o Timão se transformou em campeão estadual e da Copa do Brasil, com vaga garantida na Libertadores de 2026. Resta saber se ficará para a próxima temporada, uma vez que o investimento é considerado alto.