Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 12 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: Um estudo promovido pelo Ministério da Saúde em treze capitais brasileiras através do projeto "Primeira Infância Para Adultos Saudáveis (Pipas)", apontou que Porto Velho é a capital brasileira onde mais se acredita que palmadas educam no que diz respeito à criação de crianças de 0 a 5 anos de idade.
De acordo com o estudo, 49% dos cuidadores portovelhenses acreditam que palmadas são necessárias, seguida por Belém (41%) e Aracaju (40%). Quando o tema abordado é o grito como forma de educação, Porto Velho fica na segunda colocação com 36%, atrás apenas do Rio de Janeiro (40%).
Esses dados foram divulgados durante o 10º Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, realizado em Brasília, e tem o objetivo de orientar políticas públicas voltadas para a primeira infância.
Educadores consideraram esses índices alarmantes, principalmente por se tratar de crianças tão pequenas que podem guardar traços de suas personalidades afetadas por atos de violência ou ignorância desmedida.
Em um dado geral, o estudo mostrou que apenas 24% das crianças brasileiras de 0 a 5 anos não possuem livros infantis em casa.