Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 12 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: Pelo menos 5.100 famílias estão sendo afetadas pela destruição de centenas de balsas de garimpeiros no rio Madeira e afluentes, tanto no território de Rondônia quanto o do Amazonas.
São pessoas que passaram a vida inteira juntando dinheiro para conseguir comprar uma balsa ou uma draga para sustentar a família”, afirmou o parlamentar, em discurso na Câmara Federal, protestando contra a violência que está sendo praticada contra pessoas que, segundo Máximo, “trabalham duro para sobreviver”!
Para o deputado rondoniense, “estas embarcações possuem autorização da Marinha, então operavam regulamentadas e sem a comprovação de que realizavam atividades garimpeiras ilegais. A grande maioria delas estava ancorada”.
“Queimar balsas e dragas ancoradas? Elas estão lá paradas, sem estar em atividade garimpeira. É só deixar estas embarcações lá e depois decide o que vai acontecer. Agora queimar? Tira qualquer chance dos suspeitos de recorrer”, protestou.
Fernando Máximo conclamou “todos colegas da bancada federal de Rondônia, a juntar forçar para lutar por esses rondonienses, pois são pessoas honestas, pais de família, trabalhadores que só querem retirar o sustento de suas famílias, mas foram penalizados com medidas muito drásticas, radicais e ilegais”.