• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 20 de abril de 2025

Força-tarefa ambiental em Rondônia resulta na interdição de 1.527 hectares degradados


PMRO

Publicada em: 20/04/2025 11:05:26 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: Entre os dias 03 e 13 de abril de 2025, o Governo de Rondônia, por meio de uma ação integrada entre o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), realizou a 2ª Fase da Operação Hileia. O foco da operação foi intensificar o combate ao desmatamento ilegal e coibir crimes ambientais em regiões estratégicas do estado.

Com a participação de 42 servidores e o emprego de 12 viaturas, a operação contou com um diferencial estratégico: a atuação da Sala de Situação Geoespacial (GEOS). A estrutura, composta por dois policiais especialistas em geoprocessamento, permitiu o monitoramento em tempo real de alertas ambientais, otimizando o deslocamento das equipes e priorizando a fiscalização em áreas com indícios de desmatamento.

Segundo o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, tenente-coronel PM Railinson Baumann, “a atuação conjunta e baseada em tecnologia é fundamental para alcançarmos resultados expressivos no combate aos crimes ambientais. A Sala de Situação tem sido um divisor de águas, proporcionando agilidade, segurança e precisão nas ações de campo.

Durante os dias de operação, foram realizados 97 atendimentos, que envolveram fiscalizações ambientais, vistorias e averiguações de denúncias. Foram lavrados 38 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) e 40 Comunicações de Ocorrência Policial (COP). As equipes também registraram 19 Boletins de Ocorrência de Fiscalização Ambiental. No total, 72 Autos de Infração foram emitidos, além de 11 Termos de Apreensão e 69 Termos de Embargo, que resultaram na interdição de 1.527 hectares de áreas degradadas.

As ações em campo resultaram na responsabilização de 38 pessoas por meio de TCOs. As equipes também apreenderam 4 tratores utilizados em atividades ilegais de desmatamento, 4 motosserras, 1 veículo e 1 arma de fogo. Um total de 148,88 metros cúbicos de madeira ilegal foi apreendido. Durante a operação, foram abordadas 101 pessoas e 11 veículos em áreas de risco ambiental, reforçando a presença e a atuação preventiva da fiscalização.

A operação concentrou-se em 14 municípios, com destaque para Nova Mamoré (28 ocorrências), Machadinho D’Oeste (18), Candeias do Jamari (13) e Porto Velho (13). As principais tipificações registradas foram desmatamento ilegal, crimes contra a fauna; irregularidades ambientais diversas e extração de recurso mineral.

A Sala de Situação Geoespacial foi responsável por 55 cartas imagem, 872 hectares mensurados por geoprocessamento e a elaboração de 3 mapas de navegação. O suporte remoto foi fundamental para garantir segurança, agilidade e responsabilização legal em campo.

A 2ª Fase da Operação Hileia evidenciou a eficácia da atuação integrada entre os órgãos ambientais de Rondônia. O uso de tecnologia, ações baseadas em dados e o foco na prevenção consolidaram um modelo moderno e eficiente de fiscalização ambiental. A operação deixa um legado de inovação e reafirma a necessidade de sua continuidade como estratégia permanente de proteção ao meio ambiente no estado.


Fale conosco