Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 19 de maio de 2025
BRASIL: Termina nesta segunda-feira (19) o prazo da Justiça Eleitoral de regularização do título de eleitor para os chamados "eleitores faltosos".
O termo designa quem não votou, não justificou e não pagou a multa referência a essas ausências nos três últimos pleitos seguidos – regulares ou suplementares.
➡️ Importante: o primeiro e o segundo turno contam como eleições diferentes para essa verificação.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até a sexta-feira (16) 145.714 eleitores e eleitoras já tinham regularizado sua situação. Faltavam, no entanto, outros 5.129.608.
Quem não regularizar o documento até esta segunda terá o titulo de eleitor cancelado.
Sem um título válido, além de não poder comparecer às urnas, o cidadão fica impedido de tirar passaporte e assumir vaga ao ser aprovado em um concurso público, por exemplo.
Outras restrições incluem:
Para verificar se o seu título está passível de cancelamento, siga estes passos:
O serviço é gratuito e pode ser feito também pelo aplicativo e-Título ou nos cartórios eleitorais durante o horário de expediente.
O TSE orienta o eleitor a fazer a consulta e a regularização apenas nos canais oficiais da Justiça Eleitoral para evitar golpes.
O procedimento para regularizar o título de eleitor até 19 de maio é simples: basta pagar as multas referentes às ausências.
💵 O pagamento pode ser feito por meio de:
Após o pagamento, a quitação eleitoral será registrada automaticamente.
Para quem não tem condições financeiras para pagar a multa, é possível solicitar a isenção ao juiz eleitoral, apresentando justificativa.
Para quem não regularizar a situação até o dia 19 de maio, o processo se torna mais complexo.
Daí, além de pagar a multa e a taxa de emissão de um novo título, será necessário apresentar documentos adicionais, como comprovante de endereço.
O processo de emissão de um novo título de eleitor, além disso, requer comparecimento presencial a um cartório eleitoral.
O cancelamento do título não se aplica aos seguintes casos:
Eleitores facultativos:
Pessoas com deficiência: