Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 22 de agosto de 2025
RONDÔNIA - A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou nesta semana um projeto de lei que altera regras sobre a realização de concursos públicos no estado.
As mudanças valem tanto para novos certames quanto, em alguns casos, para concursos que já estão em andamento. O g1 separou algumas alterações que podem acontecer, caso o projeto seja aprovado, entre elas estão:
Prova objetiva
Os exames deverão ter, no mínimo, 50 questões de múltipla escolha. Metade delas precisa ser sobre o conteúdo específico do cargo.
Prova discursiva
Candidatos que alcançarem pelo menos 50% da nota não poderão ser eliminados automaticamente, desde que também tenham sido aprovados na prova objetiva.
Concursos em andamento:
Quem foi eliminado apenas pela nota da prova discursiva, mas atingiu metade da pontuação, poderá ser reincluído nas próximas fases. Essa reinclusão respeitará a ordem de classificação já existente.
Cadastro de reserva:
A nova regra também pode ser aplicada em concursos que ainda estão dentro do prazo de validade, mas os candidatos que entrarem nessa situação ficarão em lista suplementar — ou seja, não podem ultrapassar quem já estava classificado antes da mudança.
O projeto agora passa para a análise do governo de Rondônia, que decidirá pela aprovação ou veto da proposta.