• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 22 de novembro de 2024

Presidente do COFEN, Manoel Neri, explica quais às atribuições do Conselho Federal de Enfermagem e esclarece a polêmica relação entre médicos e enfermeiros, dentre outros assuntos. Confira....


Rondonoticias

Publicada em: 18/10/2017 11:14:34 - Atualizado



RONDONOTICIAS: PRESIDENTE, FAZENDO BALANÇO DE SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL, COMO SEU DEU SUA PROJEÇÃO ATÉ ALCANÇAR A PRESIDÊNCIA DO CONSELHO NACIONAL DOS ENFERMEIROS?

PRESIDENTE DO COFEN MANOEL NERI : Chegamos até o COFEN, com destaque, através do através do trabalho desempenhado dentro do Estado, pelo Coren - Conselho Regional de Enfermagem e este feito nos credenciou na projeção nacional até chegarmos à Presidência de nossa Entidade máxima.

RONDONOTICIAS: QUAIS AS ATRIBUIÇÕES DO COFEN - O Cofen é responsável por coordenar o trabalho dos vinte e sete Conselhos Regionais que compõe o sistema. Cada Estado tem um Coren e ao Cofen cabe por coordenar e supervisionar seus trabalhos fiscalizando o exercício profissional da enfermagem em todo território nacional, além de baixar normas regulamentando a profissão.

RONDONOTICIAS: No setor de saúde, sabemos de uma polêmica relação entre médicos e enfermeiros. No seu ponto de vista, como se estabelece o relacionamento entre essas duas profissões tão significativas e importantes para a sociedade?

PRESIDENTE DO COFEN MANOEL NERI: Sabe, no geral, que há certos conflitos sobre o relacionamento entre médicos e enfermeiros. Mas a relação tem melhorado bastante entre seus profissionais. A enfermagem não é uma profissão subordinada ao médico, essa é uma das questões na qual o Cofen defende, visando à importância do profissional de enfermagem, dentro do contexto da medicina..

RONDONOTICIAS: No plano prático, como atua o COFEN no dia a dia na defesa da categoria?

PRESIDENTE DO COFEN MANOEL NERI: O Cofen defende a classe buscando reconhecimento da sociedade para a importância do trabalho do enfermeiro. A atuação da enfermagem no Brasil é fraca, pois não se tem autoridade e liberdade para fazer seu trabalho. No Brasil o enfermeiro não tem oportunidade de atuar no trabalho que em outros países é praticado. Em países desenvolvidos o trabalho do enfermeiro é valorizado. Esta é a nossa luta constante pela efetiva valorização da classe e o destaque do seu papel perante à sociedade.

RONDONOTICIAS: Um outro ponto que muito se discute, é sobre o impasse do enfermeiro não poder solicitar exames. Como o COFEN se posiciona em relação a este assunto?

PRESIDENTE DO COFEN MANOEL NERI: Esse é um assunto muito polêmico, mas o enfermeiro muito pode fazer. Para quem não sabe, há uma previsão dentro da lei do exercício profissional da enfermagem, que além de prescrever medicamentos dentro dos limites legais, existe a questão dos programas de saúde pública e protocolos pelas instituições de saúde como, por exemplo, o Pré natal, em que hoje no Brasil, 90% do pré natal de baixo risco dentro do Sistema Único de Saúde é realizado por enfermeiros, assim como toda a atenção básica de saúde. E com esse impedimento absurdo, engessa todo o trabalho da categoria e prejudica sobremaneira quem mais precisa que é a classe menos favorecida.

RONDONOTICIAS: Há uma ação judicial do Conselho Regional de Medicina contra o ministério da saúde para impedir ações do enfermeiro na atuação de saúde básica. Que medidas o COFEN está tomando para coibir esse impedimento?

PRESIDENTE DO COFEN MANOEL NERI. Na verdade, essa prática, foi uma decisão baseada na antiga lei do Conselho Regional de enfermagem na qual hoje foi revogada pela legislação atual, mas há uma liminar em vigor nos impedindo de praticar esse mister. O COFEN entrou com um pedido de reconsideração, para que possa ser revertida essa liminar. Estou muito confiante que em breve, conseguiremos restabelecer as atuações dos profissionais enfermeiros dentro da atenção básica de saúde no Brasil e com isso, restaurar esse antigo anseio e poder servir melhor a população.

RONDONOTICIAS: Obrigado pela entrevista e pelos esclarecimentos.

PRESIDENTE DO COFEN MANOEL NERI: Muito obrigado pelo convite e estou sempre à disposição.


Fale conosco