Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 14 de julho de 2025
PORTO VELHO-RO: O presidente Jair Bolsonaro inaugurou na manhã desta sexta-feira (07), a ponte do Abunã que liga os estados de Rondônia e Acre. A comitiva presidencial foi composta de diversos ministros do primeiro escalão do governo e de deputados federais dos dois estado, assim como os governadores da região.
Por medida de segurança, os carros dos participantes ficaram distante das duas cabeceiras da ponte e a recomendação, em cumprimento a Decreto do governo de Rondônia, é para evitar aglomeração e também para não levar crianças.
CUSTO DO EMPREENDIMENTO E LOCAL DA OBRA
O empreendimento tem 1.200 metros de extensão e fica no Distrito de Abunã, em Porto Velho, e foi construído pelo DNIT (Departamento Nacional de Infra Estrutura), com o que há de mais moderno em tecnologia da construção civil e custou aproximadamente R$ 150 milhões de reais.
INTERLIGAÇÃO DOS DOIS ESTADOS:
A obra durou sete anos e ligará os dois estados do norte do país e, por tabela, facilitará o acesso ao Oceano Pacífico, via Rio Branco, capital do Acre.
COMO ERA SEM A PONTE:
Antes, a travessia entre Rondônia e Acre, pelo Rio Madeira, era feita por balsa, morosa e cansativa, ocasionando a espera de até uma hora, numa movimentação em média de 600 veículos por dia, entre caminhoneiros, ônibus e carros de passageiros.
RECEPÇÃO AO PRESIDENTE:
O governador Marcos Rocha que habitualmente usa máscara em vista da pandemia, retirou a proteção para receber Bolsonaro. Além dele, o deputado federal coronel Chrisóstomo-PSL, aliado de "carteirinha" do presidente, também retirou o equipamento de proteção na presença do chefe da nação.
CONFIRA O VÍDEO:
Imagens Willian - homem do tempo