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Inflação de presentes para o Dia das Mães é a mais alta em 4 anos

De acordo com a FGV, os custos contribuíram para aumento de preços dos brindes e serviços mais demandados para a data


R7, com Agência Estado

Publicada em: 08/05/2021 22:51:02 - Atualizado

BRASIL: Os preços de presentes e serviços mais demandados para o Dia das Mães tiveram a maior subida em quatro anos, revela a FGV (Fundação Getulio Vargas). Levantamento feito a partir de 32 produtos e serviços do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) mostra que a inflação foi de 4,10% nos últimos 12 meses. A maior variação até então havia sido em 2017, quando os preços subiram 4,32%.

Conforme a pesquisa da FGV, a inflação dos serviços teve alta de 4,89%, capitaneada pelas passagens aéreas, cujos preços subiram 26,09%. Na mesma cesta, restaurantes tiveram incremento de 3,82%; salões de beleza, de 3,21%; e academias, de 2,06%.

Para o pesquisador do FGV IBRE, Matheus Peçanha, os custos contribuíram para o aumento dos preços. "A inflação de custos foi a tônica da elevação de preços da cesta. O setor de aviação, por exemplo, é muito dolarizado, de modo que a escalada do câmbio e o aumento do petróleo no último ano provocou uma elevação", explica o especialistas, em nota à imprensa.

Já em relação aos restaurantes, o preço dos alimentos, conforme Peçanha, teve um impacto muito grande para o reajuste desse serviço, a despeito de uma demanda menos aquecida em meio à pandemia. "Já os salões de beleza e academias são setores intensivos em consumo de energia", acrescenta.

Apesar da subida, o indicador ficou abaixo da inflação geral verificada para o mesmo período, que foi de 6,71%, de acordo com a FGV. Os preços da cesta de serviços também seguiram o mesmo comportamento.

Com a pandemia, atrações culturais mantiveram estabilidade nos preços, uma vez que estão inativas diante das restrições de mobilidade. No caso do setor turístico-hoteleiro, os preços se reduziram, segundo a pesquisa da FGV.

Considerando os produtos preferidos como presente para o Dia das Mães, a cesta de 23 itens teve aumento médio de 3,33%, de acordo com o levantamento. As maiores altas foram observadas em eletrodomésticos como máquina de lavar (12,39%), ventilador e circulador de ar (10,5%), computadores e periféricos (9,55%) e TVs (7,52%).

Também tiveram altas acima da inflação os segmentos de roupas de cama, mesa e banho (9,17%), bijuterias (7,36%) e bicicletas (7,15%). Por outro lado, os preços de calçados femininos, maquiagem, roupas e livros tiveram redução.

Perfumes

Conforme o R7 publicou neste sábado, a crise financeira e a insegurança gerada pela pandemia do novo coronavírus está fazendo o brasileiro ter mais cautela ao gastar dinheiro. E o Dia das Mães promete ser comemorado com presentes mais baratos e dentro do orçamento das famílias.

Pesquisa divulgada pelo Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo & Mercado de Consumo) apontou baixa disposição dos consumidores para gastar na data – considerada uma das mais importantes para o comércio –, quando comparado com resultados de 2020. O estudo acompanhou um conjunto de oito categorias de bens duráveis.

Os presentes mais cotados para as mamães em ordem de maior intenção de compras são:

• Perfumes (44%);
• Notebooks (9,4%);
• Máquinas de lavar roupas (5,4%); e
• Fogões (0,1%).

Em contrapartida, o interesse para adquirir alguns produtos caiu:

Smartphones (-24,4%);
Televisores (-20,8%);
Micro-ondas (-20%); e
Refrigeradores (-13,2%).




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