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porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
PORTO VELHO, RONDÔNIA - Estações de pré-embarque e integração nos bairros da capital serão implantados a partir da nova licitação do transporte coletivo. De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran), o novo sistema vai atender à população de forma rápida e efetiva, além de integrar os bairros com o centro com mais agilidade.
A necessidade da implantação das estações nos bairros surgiu após estudos do Plano de Mobilidade Urbana do Município para a nova licitação. De acordo com o secretário da Semtran, Carlos Henrique da Costa, os ônibus que circulam nas linhas da zona Sul e zona Leste até o centro serão reduzidos. Nem todos os ônibus vão fazer as linhas até o centro com o novo sistema.
“O que nós vamos fazer é pegar as linhas que têm um índice menor de passageiros, colocar provavelmente ônibus menores que vão fazer as linhas do bairro até a estação do bairro. Tem algumas linhas do bairro que vão continuar indo até o centro como por exemplo o Norte Sul, ele vai nos bairros, vai passar na estação de integração e vai para o centro. Mas também vai sair um carro da estação que será um expresso, que vai fazer direto até a estação do centro. E da zona Leste será a mesma coisa”, explicou Carlos.
O secretário ainda informou que os ônibus que já andam com o alto Índice de Passageiro por Quilômetros (IPK), ou seja, que já andam lotados, eles vão continuar andando direto para o centro.
“Os carros que tem o IPK muito baixo e que andam vazios, fazer ele rodar tantos quilômetros até chegar ao centro e voltar, o custo é muito alto. Mas se pegarmos esse ônibus que fazem essa linha e jogar aqui na estação, vai ser rapidinho porque a estação vai jogar pro centro através de um outro carro”, contou. Uma nova linha também vai ligar uma estação na outra, Zona Sul com Zona Leste.
Todo esse estudo está na fase de projeto para ser implantado a partir da nova licitação. Carlos informou que será uma grande mudança porque as linhas de Porto Velho têm mais de 30 anos e a cidade cresceu na horizontal. Segundo ele, as cidades têm várias características de crescimento.
“Tem cidades que crescem na vertical e o perímetro urbano é pequeno, limitado, e mesmo com uma população grande a mobilidade urbana fica mais fácil de ser atendida por ter um percurso mais curto para ser corrido. Já Porto Velho é o contrário, tem uma distância percorrida muito maior. Tem linhas de ônibus que têm 48 quilômetros. Com essa nova configuração, as pequenas centrais vão fazer com que nós consigamos atender à população de forma rápida”, concluiu.
terminal de integração Euclides da Cunha foi desativado oficialmente no início do ano. Conforme disse o secretário, um novo projeto já está sendo executado para fazer a revitalização do local.