• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 31 de julho de 2026

TCE investiga suposta fraude de R$ 1,5 milhão em prefeitura de RO

Relatório aponta abastecimentos incompatíveis com a capacidade dos tanques, quilometragem negativa, deslocamentos impossíveis e uso da frota durante a madrugada...


Redação

Publicada em: 31/07/2026 17:38:47 - Atualizado

foto - reprodução

GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA, RO - O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) abriu investigação para apurar uma suposta fraude de aproximadamente R$ 1,5 milhão em gastos com abastecimento da frota oficial da Prefeitura de Governador Jorge Teixeira. A apuração teve início após análise de dados do Portal da Transparência, que identificou uma série de registros considerados incompatíveis com a realidade operacional dos veículos.

De acordo com o relatório técnico do tribunal, foram encontrados indícios de irregularidades como veículos com quilometragem zerada, negativa e até registros que apontam bilhões de quilômetros percorridos. Também foram identificados abastecimentos com volume de combustível superior à capacidade dos tanques, além de outras inconsistências que levantaram suspeitas sobre a execução do contrato.

A auditoria ainda apontou abastecimentos realizados durante a madrugada, em sequência e com poucos minutos de intervalo, além de registros do mesmo veículo sendo abastecido, no mesmo dia, em municípios diferentes, sem tempo suficiente para o deslocamento entre as cidades.

Para o relator do processo, conselheiro José Euler Potyguara, o montante gasto com combustível é elevado em relação ao orçamento do município, o que justifica uma investigação mais aprofundada para verificar a regularidade das despesas.

Diante das inconsistências encontradas, o TCE-RO intimou o prefeito de Governador Jorge Teixeira, Gilmar Tomaz de Souza, para apresentar esclarecimentos sobre os mecanismos de controle utilizados na gestão da frota municipal. O Ministério Público de Contas acompanha o caso.

Até a última atualização, a Prefeitura de Governador Jorge Teixeira e a defesa do prefeito não haviam se manifestado sobre as irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas.


Fale conosco