Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 14 de maio de 2025
MUNDO: Um vulcão que entrou em erupção em 1831 e esfriou o clima da Terra em 1ºC foi identificado no noroeste do Oceano Pacífico, depois de 194 anos. A descoberta foi relatada ao periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.
A erupção, considerada um dos fenômenos mais poderosos do século 19, expeliu tanto dióxido de enxofre na estratosfera que as temperaturas médias anuais do Hemisfério Norte caíram cerca de 1ºC. Isso aconteceu no fim da chamada "Pequena Era do Gelo".
Os estudos indicavam o ano da erupção, mas até a recente descoberta o local era desconhecido. Os pesquisadores encontraram o local exato do vulcão ao coletar amostras de núcleos de gelo na Groenlândia e analisarem isótopos de enxofre, cinzas e fragmentos de vidro vulcânico depositados entre 1831 e 1834.
Para chegarem à descoberta, os cientistas utilizaram geoquímica, datação radioativa e modelagem computacional no mapeamento do trajeto que essas partículas fizeram. Com isso, conseguiram associar a erupção de 1831 a um vulcão insular no noroeste do Pacífico.
O vulcão misterioso é o Zavaritskii , que fica na Ilha Simushir e faz parte do arquipélago das Ilhas Curilas, território disputado entre Rússia e Japão. A última erupção conhecida do vulcão até então havia sido registrada em 800 a.C.
A ilha onde o vulcão está localizado é um canto desabitado e remoto do planeta. Os únicos históricos são um punhado de diários de navios que passavam por essas ilhas a cada poucos anos, de acordo com o Dr. William Hutchinson, principal autor do estudo.