Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 23 de maio de 2025
MUNDO: A Universidade de Harvard está proibida de matricular novos estudantes estrangeiros após perder a certificação no Programa de Estudantes e Visitantes de Intercâmbio, necessária para a concessão de vistos estudantis.
A medida foi anunciada nesta quinta-feira (22) pelo Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, sob alegação de que a instituição abriga “agitadores antiamericanos e pró-terrorismo” e permite um ambiente considerado “inseguro” para estudantes judeus.
O documento divulgado pelo DHS também acusa a universidade de colaborar com o Partido Comunista Chinês, sem apresentar provas.
Com a revogação, cerca de 6.800 estudantes estrangeiros atualmente matriculados, que representam aproximadamente 27% do corpo discente de Harvard, deverão buscar transferência para outras instituições ou poderão perder o status migratório.
O conflito entre a universidade e a administração do presidente Donald Trump se intensificou após a recusa de Harvard em atender a uma série de exigências feitas em abril de 2025.
Entre os pedidos estavam o encerramento de programas de diversidade, equidade e inclusão, a proibição do uso de máscaras em manifestações no campus, a realização de auditorias para verificar “diversidade de pontos de vista” e a entrega de registros sobre atos “ilegais e violentos” envolvendo estudantes internacionais.