• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 21 de dezembro de 2025

Justiça de Israel dá prazo de 72 horas para deportação de ativista brasiliense Thiago Ávila

Thiago Ávila ficou detido em Israel após se recusar a assinar documento de deportação. Ele e outros sete ainda seguem sob custódia no Estado


METROPOLES

Publicada em: 11/06/2025 10:02:45 - Atualizado


O ativista brasiliense Thiago Ávila (foto em destaque), 38 anos, deve ser deportado de Israel nas próximas horas. O advogado da família comunicou que a decisão judicial pela expulsão do brasileiro do Estado foi divulgada na manhã desta quarta-feira (11/6).

O prazo para o cumprimento da determinação é de 72 horas e termina nesta quinta-feira (12/6). No entanto, segundo o advogado, a Justiça israelense marcou nova audiência para 8 de julho, caso a deportação não tenha ocorrido até lá.

Greve de fome

Após ser preso no Estado de Israel, Thiago iniciou greve de fome e água. Ele foi detido pela Marinha israelense na segunda-feira (9/6), ao lado da ambientalista sueca Greta Thunberg, 22, e de outros ativistas, a bordo de um barco com ajuda humanitária para Gaza. Ávila e mais sete foram mantidos no país após se recusarem a assinar o documento de deportação.

Ele teria se recusado a cumprir o protocolo por estar sem notícias dos demais tripulantes do barco. Então, acabou levado a um centro de detenção em Israel, para aguardar pela audiência judicial que determinaria a deportação involuntária.


Fale conosco