• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 4 de julho de 2025

Vice-chefe da Marinha russa é morto em ataque ucraniano, diz autoridade do país

Outros dez militares também morreram durante investida em posto de comando na região de Kursk, perto da fronteira com Ucrânia


cnn

Publicada em: 03/07/2025 09:57:05 - Atualizado


MUNDO: O major-general Mikhail Gudkov, vice-comandante da Marinha russa, foi morto na região de Kursk, na Rússia, informou Oleg Kozhemyako, governador de uma região do extremo leste do país, nesta quinta-feira (3).

Canais militares russos e ucranianos não oficiais do Telegram noticiaram anteriormente que Gudkov foi morto, juntamente com outros dez militares, em um ataque a um posto de comando em Korenevo, em Kursk, na Rússia, que faz fronteira com a Ucrânia.

Ele é um dos oficiais militares russos de patente mais alta mortos por Kiev desde o início do conflito entre os países em 2022.

O governador Oleg Kozhemyako, que afirmou ter conversado bastante com Gudkov ao longo dos anos, disse em um comunicado que o major foi morto “no cumprimento de dever como oficial” com outros, e expressou condolências aos familiares das vítimas.

“Quando ele se tornou vice-chefe da Marinha, não parou de visitar pessoalmente as posições de nossos fuzileiros navais”, acrescentou.

Mikhail Gudkov recebeu condecorações por bravura em ações militares contra a Ucrânia e foi acusado por Kiev de crimes de guerra.

O presidente russo, Vladimir Putin, o nomeou vice-comandante-chefe da Marinha em março, segundo comunicado no site do Kremlin.

Não houve comentários imediatos do Ministério da Defesa russo ou ucraniano.

Gudkov liderou a Brigada de Fuzileiros Navais da Frota Russa do Pacífico, que lutava em Kursk.

Partes desta cidade foram capturadas pelas forças ucranianas em uma ofensiva surpresa em agosto de 2024, antes que a Rússia anunciasse, no início deste ano, que as havia expulsado.



Fale conosco