Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 4 de julho de 2025
A lutadora de MMA e boxeadora Anastasia Luchkina foi criticada após divulgar um vídeo em que aparece oferecendo um cigarro eletrônico a um orangotango no Parque Safari Taigan, localizado na Crimeia. As imagens viralizaram nesta terça-feira (1º), gerando revolta entre internautas e entidades de defesa dos animais.
O caso ganhou destaque internacional após o jornal britânico The Sun divulgar entrevista com Mimi Bekhechi, vice-presidente da PETA no Reino Unido.
“ Anastasia Luchkina deve ter levado muitas pancadas na cabeça se acha que é brincadeira dar um vaporizador a um orangotango ”, afirmou Bekhechi. “ Uma violação do bem-estar deste macaco inteligente e gentil ”, completou.
ABSURDO! Lutadora de MMA Anastasia Luchkina gera revolta após dar vape para orangotango fumar. pic.twitter.com/07oec90ijq
— POPTime (@siteptbr) July 3, 2025
O vídeo, com cerca de 40 segundos, mostra a lutadora entregando o dispositivo ao animal em diferentes momentos. Em seguida, ela também puxa a fumaça do mesmo cigarro eletrônico. Apesar da indignação geral, relatos indicam que o orangotango passa bem.
As imagens foram gravadas no Safari Taigan, parque já envolvido em polêmicas anteriores. O local é conhecido por práticas questionáveis, como permitir que turistas entrem em recintos de animais selvagens e interajam diretamente com espécies como leões.
Em casos anteriores, essa política resultou em um ataque fatal e deixou ao menos outras duas pessoas feridas. Além disso, o parque já foi acusado de cobrar visitantes por fotos em que os animais são forçados a posar ou interagir com humanos.
A possibilidade de que Anastasia seja multada e banida do parque foi levantada nas redes sociais, mas até o momento nenhuma punição foi oficialmente confirmada. Ambientalistas cobram providências legais contra a lutadora e reforçam a urgência de ações para garantir a proteção de animais em cativeiro.