Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 22 de julho de 2025
MUNDO: O sexto tufão do ano nas Filipinas deixou cinco mortos e sete desaparecidos até as 8h00 desta segunda-feira, no horário local, e mais de 800 mil pessoas foram afetadas, segundo Conselho Nacional de Redução e Gestão de Riscos de Desastres do país.
O Tufão Wipha se formou sobre as águas a leste das Filipinas em 18 de julho e passou pelos mares do norte do país pela noite.
Embora o Wipha não tenha atingido o continente filipino, fenômeno intensificou as chuvas de monções, trazendo tempestades para diversas regiões e desencadeando inundações.
O Rio Marikina, considerado um importante indicador de inundações para a região, subiu seus níveis de água significativamente devido às fortes chuvas provocadas pelo tufão no domingo (20).
Embora o rio permaneça em um nível normal de cerca de 13 metros atualmente, chuvas intensas nas primeiras horas de domingo (20) fizeram com que a água subisse para 15 metros, gerando um alerta de inundação.
Dados mostram que enchentes ocorreram nas Filipinas, afetando mais de cem estradas e pontes.
O fornecimento de energia elétrica foi temporariamente interrompido em regiões de 115 cidades, e mais de 1.200 casas, juntamente com 44 infraestruturas, sofreram diversos danos.
Localizadas no cinturão de tufões do Pacífico Ocidental, as Filipinas são atingidas por uma média de 20 tufões ou tempestades tropicais por ano.