Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 28 de outubro de 2025

MUNDO: Os Estados Unidos se juntaram aos aliados ocidentais em uma declaração conjunta nesta sexta-feira (12) para expressar preocupação com a invasão de drones russos na Polônia e acusar o país de violar o direito internacional e a Carta fundadora da ONU.
A declaração foi lida pelo secretário de Estado polonês, Marcin Bosacki, antes de uma reunião do Conselho de Segurança e pediu à Rússia que interrompa "sua guerra de agressão contra a Ucrânia" e desista de novas provocações.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na quinta-feira (11) que a incursão de drones na Polônia pode ter sido um erro.
Por sua vez, o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, chamou o caso de "ataque" e disse que a ação não foi um erro.
“Também gostaríamos que o ataque de drones à Polônia tivesse sido um erro. Mas não foi. E sabemos disso”, comentou Tusk em uma publicação nas redes sociais.
A Polônia tem informações indicando que a Rússia lançou até 21 drones contra o país na quarta-feira, mas nem todos foram encontrados, afirmou o chefe do Gabinete de Política Internacional da presidência polonesa, Marcin Przydacz, à mídia local.