Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 18 de setembro de 2025
MUNDO: O papa Leão XIV disse em sua primeira entrevista divulgada nesta quinta-feira (18) que manterá as políticas características do falecido papa Francisco. Isso inclui acolher católicos da comunidade LGBT, discutir a ordenação de mulheres e dar sugestões à China sobre nomeações de bispos.
O pontífice também falou que não planeja grandes mudanças nos ensinamentos da Igreja Católica.
Leão XIV, que se tornou o primeiro papa dos Estados Unidos em maio, também expressou preocupação com o ambiente político nos EUA e a situação humanitária em Gaza.
Demonstrando a reserva característica do antecessor, o pontífice evitou criticar diretamente o presidente americano Donald Trump ou dizer que Israel cometeu genocídio.
A entrevista foi realizada no final de julho para uma biografia publicada pela editora Penguin Peru. Os trechos iniciais foram publicados no último domingo (14).
"Não pretendo me envolver em política partidária", disse o papa Leão XIV, que foi criado em Chicago. "Há questões significativas que podem ser levantadas, mas seria impossível para o papa se envolver em países individuais ao redor do mundo."
Ele também repetiu a firme condenação de Francisco aos escândalos de abuso sexual que afligem a Igreja de 1,4 bilhão de fiéis em todo o mundo, mas também expressou preocupação com as falsas alegações contra padres.
Leão XIV, de 70 anos, demonstrou um estilo mais reservado do que seu antecessor, que frequentemente dava entrevistas, falava francamente sobre os eventos mundiais e criticava duramente tanto Trump quanto Israel.
Francisco, que liderou a Igreja por 12 anos, sugeriu no final de 2024 que Israel poderia estar cometendo genocídio em Gaza, provocando uma reação negativa dos líderes israelenses.
Na entrevista, o atual pontífice disse ter uma "grande preocupação" com a situação em Gaza. "A palavra genocídio está sendo usada cada vez mais", declarou ele. "A Santa Sé não acredita que possamos fazer qualquer declaração neste momento sobre isso."