• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 27 de outubro de 2025

Governo Trump determina que EUA estão em “conflito armado” com cartéis

Nova designação prevê que traficantes de drogas sejam tratados como combatentes inimigos, o que anula do direito a processo e garante permissão legal para que sejam neutralizados


CNN

Publicada em: 02/10/2025 17:03:10 - Atualizado


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinou que o país está em um “conflito armado” com os cartéis de droga designados pelo governo como organizações terroristas, de acordo com uma notificação do Pentágono ao Congresso.

O aviso também diz que o presidente determinou que os contrabandistas dos cartéis são “combatentes ilegais” e, portanto, o Departamento de Defesa foi legalmente autorizado a atacar um barco no Caribe em setembro. O governo Trump afirma que a embarcação transportava integrantes de um grupo designado terrorista.

Os militares dos EUA realizaram pelo menos três desses ataques no último mês, que mataram 17 pessoas no total, informou a CNN. Mas o aviso enviado ao Congresso mencionava apenas um dos ataques, que ocorreu no dia 15 de setembro. Não está claro por que os outros ataques não foram mencionados.

A notificação não menciona o nome do grupo, mas Trump disse que o primeiro ataque, no início de setembro, teve como alvo supostos contrabandistas afiliados à organização criminosa venezuelana Tren de Aragua.

O conselheiro geral do Pentágono, Earl Matthews, e representantes do departamento também informaram os parlamentares na quarta-feira (1°) sobre a justificativa legal para os ataques, disse uma fonte à CNN.

"Os cartéis envolvidos tornaram-se mais armados, bem organizados e violentos. Eles têm os meios financeiros, a sofisticação e as capacidades paramilitares necessárias para operar com impunidade", diz a notificação.


Fale conosco