Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 27 de outubro de 2025

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinou que o país está em um “conflito armado” com os cartéis de droga designados pelo governo como organizações terroristas, de acordo com uma notificação do Pentágono ao Congresso.
O aviso também diz que o presidente determinou que os contrabandistas dos cartéis são “combatentes ilegais” e, portanto, o Departamento de Defesa foi legalmente autorizado a atacar um barco no Caribe em setembro. O governo Trump afirma que a embarcação transportava integrantes de um grupo designado terrorista.
Os militares dos EUA realizaram pelo menos três desses ataques no último mês, que mataram 17 pessoas no total, informou a CNN. Mas o aviso enviado ao Congresso mencionava apenas um dos ataques, que ocorreu no dia 15 de setembro. Não está claro por que os outros ataques não foram mencionados.
A notificação não menciona o nome do grupo, mas Trump disse que o primeiro ataque, no início de setembro, teve como alvo supostos contrabandistas afiliados à organização criminosa venezuelana Tren de Aragua.
O conselheiro geral do Pentágono, Earl Matthews, e representantes do departamento também informaram os parlamentares na quarta-feira (1°) sobre a justificativa legal para os ataques, disse uma fonte à CNN.
"Os cartéis envolvidos tornaram-se mais armados, bem organizados e violentos. Eles têm os meios financeiros, a sofisticação e as capacidades paramilitares necessárias para operar com impunidade", diz a notificação.