• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 20 de outubro de 2025

Ataque de drones da Rússia mata fotojornalista francês na Ucrânia, informou o exército

Profissional estava na região de Donbass, linha de frente da guerra, e usava proteção e colete, indicando que era jornalista, informou o exército ucraniano


CNN

Publicada em: 04/10/2025 13:25:29 - Atualizado


MUNDO: Um ataque de drones russos matou um fotojornalista francês na sexta-feira (3) no leste da Ucrânia, na linha de frente da guerra de três anos e meio com a Rússia, informou o exército ucraniano.

A Quarta Brigada Mecanizada Separada, em nota no Facebook, informou que o fotojornalista Antoni Lallican foi morto em uma ação de drones. O fotógrafo ucraniano, Hryhory Ivanchenko, que o acompanhava, ficou ferido no ataque.

Os dois usavam equipamentos de proteção e coletes à prova de balas, indicando que eram jornalistas, segundo o comunicado.

O chefe do Sindicato Ucraniano de Jornalistas, Serhiy Tomilenko, disse à mídia ucraniana que Lallican foi morto perto da cidade de Druzhkivka, um dos setores mais afetados da linha de frente de 1.250 km na região de Donbass, na Ucrânia.

O presidente francês, Emmanuel Macron, em uma publicação na rede social X, expressou condolências à família e aos jornalistas que se colocam em perigo durante suas missões.

Entenda a guerra na Ucrânia

A Rússia iniciou a invasão em larga escala da Ucrânia em fevereiro de 2022 e detém atualmente cerca de um quinto do território do país vizinho.

Ainda em 2022, o presidente russo, Vladimir Putin, decretou a anexação de quatro regiões ucranianas: Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia.

Os russos avançam lentamente pelo leste e Moscou não dá sinais de abandonar seus principais objetivos de guerra. Enquanto isso, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, pressiona por um acordo de paz.



Fale conosco