Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 18 de janeiro de 2025
O Talibã não prorrogará o prazo de 31 de agosto para a atual missão de evacuação do Afeganistão, disse um porta-voz, segundo a rede britânica BBC. "O dia 31 (de agosto) foi uma linha vermelha", disse Suhail Shaheen.
Ele relembrou que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, havia dito que as tropas estariam fora até essa data, e estender isso significava estender a ocupação do Afeganistão. E alertou sobre as consequências se isso mudasse.
Ontem, quando questionado sobre o prazo para retirada dos americanos do Afeganistão, Biden disse que não há expectativa de estender o prazo de 31 de agosto, mas que o plano será reavaliado com o andamento da operação.
"O Talibã tem que fazer uma decisão: vai cuidar do bem-estar do povo do Afeganistão? Se quiserem, vão precisar de legitimidade e ajuda. Até agora, o talibã não atacou forças americanas. Então, estão fazendo o que falaram que iam fazer. Vamos ver se o que eles dizem é verdade", disse ele.
O democrata também afirmou que não seria possível realizar a retirada de cidadãos americanos e aliados de Cabul, capital afegã, sem a situação caótica no aeroporto, única rota livre para deixar o país. "A evacuação seria muito difícil e dolorosa, não importa quando começasse. Não há forma de evacuar tantas pessoas sem as imagens que estamos vendo nas TVs. É um fato e meu coração sofre por essas pessoas", lamentou Biden em entrevista a jornalistas na Casa Branca.