Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 19 de janeiro de 2025
Ao som de "What a Wonderful World" (que mundo maravilhoso), a chama das Paralimpíadas foi apagada neste domingo. A canção eternizada na voz de Louis Armstrong refletiu o desejo de um mundo melhor e mais inclusivo para as pessoas com deficiência. Ao se despedir dos Jogos na cerimônia de encerramento, Tóquio celebrou a diversidade e deixou uma mensagem de esperança em uma festa de muitas cores e ritmos.
Depois de 12 dias de disputas nas arenas de Tóquio, os japoneses deram adeus aos Jogos em grande estilo. Sem a presença de público por causa da pandemia do coronavírus, os atletas paralímpicos se reuniram no estádio de Tóquio para um show de luzes e músicas. A canção "What a Wonderful World" foi arrebatadora no fim da festa, interpretada pelos japoneses Atsushi Okuno e Yuina Koshio, pessoas com deficiências.
Assim como no encerramento das Olimpíadas, houve uma cerimônia simbólica de passagem de bastão. A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, entregou a bandeira do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) para o brasileiro Andrew Parsons, presidente do IPC, que passou o pavilhão para Anne Hidalgo, prefeita de Paris. A contagem regressiva para os Jogos de 2024 começou: faltam 1.088 dias.