Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 19 de janeiro de 2025
No desfile para celebrar o aniversário da fundação do país nesta quinta-feira (9), a Coreia do Norte exibiu tratores e caminhões de bombeiros, e não os habituais tanques e mísseis.
O governo norte-coreano tem programas de armas nucleares e mísseis balísticos e enfrenta sanções internacionais por isso. Geralmente, o regime utiliza os desfiles para exibir seus projetos mais recentes.
Em um desfile em janeiro, celebrado uma noite antes da posse de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos, os militares norte-coreanos mostraram seus mísseis balísticos para submarinos na Praça Kim Il Sung. Kim Jong-un, o líder do país, estava presente nessa ocasião.
Na ocasião, a agência de notícias oficial, a KCNA, descreveu um dos mísseis como a "arma mais poderosa do mundo".
Mas nesta quinta-feira, o "evento de forças paramilitares e de segurança pública" incluiu destacamentos do ministério das Ferrovias e do Complexo de Fertilizantes Hungman, de acordo com a KCNA.
Estudantes com fuzis, funcionários com máscaras de gás e trajes de proteção de cor laranja e unidades paramilitares mecanizadas desfilaram na capital. Os participantes e o público compareceram ao evento sem máscaras contra a Covid, segundo imagens divulgadas pela agência.
Veja as fotos: