• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 19 de janeiro de 2025

Coreia do Norte amplia fábrica de urânio para armas, indicam novas imagens de satélite

Reforma do local provavelmente significa que país planeja aumentar produção na instalação em um futuro próximo, dizem especialistas


cnn

Publicada em: 17/09/2021 15:08:01 - Atualizado

Novas imagens de satélite revelam que a Coreia do Norte está expandindo uma instalação-chave capaz de enriquecer urânio para armas nucleares.

A reforma do local provavelmente indica que o país planeja aumentar significativamente a produção nesta instalação antes adormecida em um futuro próximo, de acordo com especialistas que analisaram as fotos.

As imagens capturadas pela empresa de imagens comerciais por satélite Maxar no início desta semana mostram que a construção está em andamento em uma usina de enriquecimento de urânio localizada no complexo do Centro de Pesquisa Nuclear de Yongbyon.

As mudanças podem permitir que a Coreia do Norte aumente a produção de material nuclear para armas em até 25%, disse ao site Jeffrey Lewis, especialista em armas e professor do Instituto Middlebury de Estudos Internacionais.

“A expansão mais recente em Yongbyon provavelmente reflete os planos de aumentar a produção de materiais nucleares para a produção de armas”, acrescentou, observando que a construção em andamento é consistente com os esforços anteriores para adicionar espaço na instalação, permitindo que abrigasse mais centrífugas e, assim, enriquecesse mais urânio.

“A nova área é de aproximadamente 1.000 metros quadrados, espaço suficiente para abrigar 1.000 centrífugas adicionais. A adição de 1.000 novas centrífugas aumentaria a capacidade da planta de produzir urânio altamente enriquecido em 25%”, explicou Lewis.

Se a Coreia do Norte atualizar o tipo de centrífugas atualmente em uso nesta instalação, “poderia aumentar a capacidade da planta substancialmente”, disse ele.

Autoridades do governo dos Estados Unidos estão cientes das atividades recentes na planta de enriquecimento de urânio de Yongbyon e reconhecem que esses desenvolvimentos podem sinalizar planos para aumentar a produção de urânio para armas, de acordo com duas fontes familiarizadas com a situação.

O Conselho de Segurança Nacional, o Departamento de Defesa, o Escritório do Diretor de Inteligência Nacional e a CIA se recusaram a comentar.

Sinais de que a Coreia do Norte está se movendo para aumentar a produção desse material nuclear também estão de acordo com as avaliações da inteligência dos EUA sobre o compromisso do país com seu programa de armas, disseram as fontes.

O mesmo é verdade para a última rodada de testes de armas da Coreia do Norte, incluindo o lançamento na quarta-feira de dois mísseis balísticos de curto alcance em águas na costa leste da Península Coreana, acrescentaram as fontes.


Fale conosco