• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 19 de janeiro de 2025

Sociais-democratas vencem por margem pequena e partido de Angela Merkel fica em segundo

A União Cristã Democrata (CDU), o partido de Angela Merkel, ficou em segundo, com 24,1%, ou seja, 1,6 ponto percentual a menos que o SPD.


g1

Publicada em: 27/09/2021 09:50:25 - Atualizado

Os primeiros resultados das eleições na Alemanha, divulgados nesta segunda-feira (27), indicam que o Partido Social-Democrata (SPD) foi o que teve mais votos, com 25,7% do total.

A União Cristã Democrata (CDU), o partido de Angela Merkel, ficou em segundo, com 24,1%, ou seja, 1,6 ponto percentual a menos que o SPD.

Olaf Scholz é o líder do SPD. Ele começou a campanha em terceiro lugar.

O SPD teve uma significativa melhora de desempenho em relação às últimas eleições —há quatro anos, o partido teve 5 pontos percentuais a menos de votos.

Como esse resultado, ele terá mais força para conseguir formar uma coalizão de maioria no Parlamento, mas só se saberá quem será de fato o primeiro-ministro depois das negociações.

Scholz disse aos seus correligionários que os alemães votaram no SPD porque querem uma mudança de governo.

O líder do Parlamento Europeu, David Sassoli, deu os parabéns a Scholz em uma rede social. É a primeira reação de uma autoridade da União Europeia após a votação.

Derrota do partido de Angela Merkel

A CDU, o partido de Merkel, teve o seu pior desempenho nas urnas. Em 2017, a CDU teve 9 pontos percentuais a mais de votos.

Armin Laschet, o candidato da CDU, era tido como favorito no começo da campanha.

Ele foi à sede de seu partido algumas horas após o fim da votação, e disse que ainda não era claro qual era o resultado —Laschet também avisou que vai tentar negociar um governo mesmo se o seu partido tiver ficado em segundo lugar.

Quem é Scholz

O líder do partido que teve mais votos é o atual ministro da Economia e vice-chanceler da Alemanha (o SPD faz parte da coligação que sustenta o governo de Merkel).

Scholz é advogado, especializado em leis trabalhistas, tem 63 anos, é membro do SPD desde 1975 e foi eleito pela primeira vez para o Bundestag, o Parlamento alemão, em 1998. Também já foi ministro do Trabalho e prefeito de Hamburgo.


Fale conosco