• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 4 de fevereiro de 2025

Impactos econômicos e sociais da operação militar de Putin colocam russos contra a guerra

Em meio a derrotas crescentes pela Rússia, cresce o número de lojas fechadas enquanto os negócios enfrentam as consequências das sanções maciças


CNN

Publicada em: 24/11/2022 10:07:34 - Atualizado

MUNDO: Novembro e dezembro são conhecidos como os meses mais deprimentes em Moscou. Os dias são curtos e escuros, e o clima é muito frio e úmido para ficar muito tempo ao ar livre, mas ainda muito quente e chuvoso para aproveitar o verdadeiro inverno russo.

Este ano, o sentimento de melancolia é aumentado pela visão de lojas fechadas em muitas das ruas da capital, enquanto os negócios enfrentam as consequências econômicas das sanções maciças do Ocidente em resposta à guerra na Ucrânia, que as autoridades russas ainda chamam de “operação militar especial”.

“O clima em Moscou e no país agora é extremamente sombrio, quieto, intimidado e sem esperança”, disse Lisa, de 34 anos, que se recusou a fornecer seu sobrenome e disse ser produtora de cinema. “O horizonte de planejamento está mais baixo do que nunca. As pessoas não têm ideia do que pode acontecer amanhã ou daqui a um ano.”

Embora as prateleiras da maioria das lojas permaneçam bem abastecidas, os produtos ocidentais estão se tornando cada vez mais escassos e muito caros, elevando ainda mais os preços que já estão atingindo muitos lares russos.

“Bens familiares desaparecem, começando com papel higiênico e Coca-Cola, terminando com roupas”, disse Lisa.

“Claro, você pode se acostumar com tudo isso, isso não é a pior coisa”, disse ela. Mas ela também criticou governos e empresas ocidentais que deixaram o mercado russo em resposta à invasão da Ucrânia. “Realmente não sei como isso ajuda na resolução do conflito, porque afeta pessoas comuns, não quem toma decisões”, disse Lisa.

Alguns economistas acreditam que a Rússia enfrentará dificuldades econômicas crescentes e uma população que se tornará cada vez mais crítica da “operação militar especial” em meio a derrotas crescentes, como a vista na cidade de Kherson, no sul da Ucrânia, onde uma determinada ofensiva ucraniana forçou uma retirada russa.

Sergey Javoronkov, pesquisador sênior do Instituto Gaidar de Política Econômica, diz que o clima já é mais crítico do que antes, graças “tanto ao preço econômico quanto à insatisfação com a tarefa não resolvida”, contrariando as expectativas criadas pelo Kremlin.


Fale conosco